..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.19.2011

Rodada de Andorra: Por um Turismo mais competitivo e responsável

O crescimento sustentável do turismo e sua capacidade de fazer frente aos desafios mundiais desde as crises econômicas e o persistente desemprego, até as pressões ambientais e a necessidade de combater a pobreza, tudo isto só pode materializar-se mediante uma ação coletiva. Esta foi a mensagem central emanada do Fórum Global Andorra 2011, celebrado domingo e segunda, dias 6 e 7, em Andorra la Vella.
A conclusão do evento promovido pela Organização Mundial do Turismo foi com chamamentos à comunidade turística internacional para que siga adiante com sua agenda de modo sustentável e demonstre uma coordenação máxima e estreita colaboração conjunta. Este foi o tom do discurso de saudação do primeiro ministro Jaume Bartumeu, na inauguração do Fórum e renovado nos principais pronunciamentos até o discurso final.
O Fórum se antecipou como uma verdadeira plataforma global e aberta para o debate e o intercâmbio. Reuniu mais de 200 representantes dos setores público e privado, organismos das Nações Unidas, organizações regionais e internacionais como o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o Fórum Econômico (WEF), a Pacific Ásia Travel Association (PATA), e a Organização de Turismo do Caribe (CTO), além de circulos acadêmicos e a sociedade civil.

Os debates sobre responsabilidade foram centrados nos três pilares da sustentatibilidade econômica, o ambiental e o social. Ministros de Turismo, diretores de empresa e chefes de organizações diversas esboçaram os passos necessários para a definição de um setor turístico mais competitivo, tomando como exemplo o fortalecimento das associações público-privadas. Neste sentido, a secretaria de turismo do México, Gloria Guevara, assinalou que era condição essencial para um crescimento competitivo, contar com um programa comum público e privado.

O tema dos megaeventos para o turismo foi abordado pelo ministro de turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, compartilhando a experiência do legado do Mundial da Fifa do ano passado. Outros atos paralelos focalizaram comunicação e lideranças, perspectivas e experiências sobre integração de forma mais sistemática para o turismo.

..:: Todas as conclusões do Fórum estão disponíveis no http://gtfandorra.UNWTO.org

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: