..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

9.03.2013

Eike pode vender Glória a Acron



..:: Fonte: Valor Online

O empresário Eike Batista está finalizando negociações para vender o Hotel Glória ao fundo de investimento suíço Acron. A informação foi confirmada à agência de notícias Dow Jones pelo diretor de comunicação do fundo, Kai Bender. A oferta de R$ 225 milhões (US$ 94,9 milhões) pelo empreendimento, que só tem a fundação pronta e a fachada preservada, surpreendeu empresários que também negociavam com a REX, braço imobiliário do grupo EBX.

Quando colocou o que resta do hotel à venda, a REX pedia R$ 200 milhões - R$ 80 milhões que pagou pelo prédio e R$ 120 milhões que já havia investido no negócio. Interessados em conseguir um novo e valorizado espaço na cidade, grupos nacionais e internacionais, fizeram propostas à REX.

Nos últimos dias, executivos da empresa de Eike disseram aos negociadores que haviam recebido uma boa oferta e consultaram sobre eventuais novas propostas. Como não houve nenhuma que superasse a feita pelo Acron, a conclusão do negócio foi iniciada.

Segundo um empresário ligado ao setor, e que também disputava a aquisição, a conclusão do negócio ainda depende da "due dilligence", a ser iniciada nos próximos dias. Esse empresário disse que a alta do dólar pode ter beneficiado a negociação já que, para o mercado externo, o ativos em reais ficaram mais baratos. Além do fundo, pelo menos três outros grupos estavam interessados na aquisição do hotel. A empresa de Eike disse que não vai comentar as informações.

Em 2010, o grupo EBX iniciou reformas e o rebatizou de Glória Palace. O ritmo lento e a destruição da parte interna e do teatro preocupavam quem acompanhava a execução. Em meados de junho deste ano, as obras foram paralisadas. Calcula-se que 70% da obra precisa concluída, num investimento de cerca de R$ 200 milhões.

Ontem, o presidente do banco BTG Pactual, André Esteves, falou sobre Eike: "É um grande empreendedor e empreendedores às vezes falham... Ele lançou projetos muito complexos... A gente tem uma missão simples que é tentar mitigar os danos dessa derrocada. É uma história triste, era um projeto que ele acreditava [...] ele é o maior perdedor." Esteves participou do "IV Fórum Liberdade e Democracia", realizado em Belo Horizonte. Os comentários foram feitos após uma pergunta da plateia sobre o EBX. O BTG está assessorando o grupo de Eike Baptista, que enfrenta problemas em diversas operações.

Trabalho a distância ainda desafia chefes, diz pesquisa

..:: Por: Letícia Arcoverde | Valor Online

Apesar de aceitar que o trabalho remoto traz benefícios para empresas e profissionais, os brasileiros ainda consideram a distância um desafio no dia a dia. Segundo uma pesquisa da empresa de espaços de trabalho Regus, a maioria dos gestores se preocupa com a possível falta de controle sobre o tempo dos funcionários remotos.

Para 55% dos entrevistados, os chefes têm preocupações com a forma como os funcionários a distância se ocupam. Isso se reflete nas formas de controle usadas pelas empresas e de técnicas de aproximação quando o profissional está trabalhando remotamente, como o uso de sistemas informatizados de relatórios (presente em 49% das companhias) e o uso de videoconferência para manter o contato visual com as equipes (61%).

No entanto, isso talvez não seja suficiente na visão dos entrevistados: para 61%, os gestores deveriam ter um treinamento especial para gerenciar suas equipes a distância com mais eficiência. O número é maior do que a média global, de 55%, mas está próximo do encontrado em outros países emergentes, como a China (59%). Para a Regus, esses países adotam a prática a menos tempo, e ainda estão se adaptando a esse tipo de gestão. “O trabalho remoto tem benefícios muito claros: maior produtividade, maior retenção de talentos e custos operacionais menores. Mas a liberdade e a confiança desempenham um papel crucial no gerenciamento a distância", diz o CEO da Regus, Mark Dixon.

Segundo o levantamento, 58% dos brasileiros trabalham remotamente pelo menos duas vezes por semana – número maior do que a média global, de 48%. O estudo foi feito com mais de 26 mil profissionais de 94 países – no Brasil, foram 600 participantes.

9.02.2013

PMDB diverge sobre sistema eleitoral e financiamento

..:: Por: Raphael Di Cunto | Valor Online

Contrário ao plebiscito para reforma política, o PMDB defende que o tema só vá à consulta popular por um referendo depois que o Congresso aprovar projeto com as novas regras. A própria bancada do partido na Câmara dos Deputados, porém, tem ideias diferentes sobre qual seria o melhor sistema eleitoral e o modelo de financiamento das campanhas, segundo pesquisa da legenda obtida com exclusividade pelo Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.

A pesquisa foi feita a pedido do deputado Marcelo Castro (PI), representante do partido na comissão especial da Câmara que vai formular uma proposta de reforma política para ter validade depois da eleição de 2014. Participaram da sondagem, feita neste mês, 62 deputados, ou 77,5% da bancada. As respostas vão nortear o posicionamento da legenda na reforma política.

Os deputados do PMDB estão divididos sobre a manutenção do sistema proporcional para o Legislativo, em que as cadeiras são divididas pelo número de votos de cada coligação. Segundo a pesquisa, 32% são a favor de manter o atual sistema e 35%, contrários. O resto ou é indiferente (15%) ou não respondeu (18%).

Se ocorresse a mudança, o partido iria preferir a proposta do vice-presidente da República, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB nacional. Apelidado de "distritão", nele seriam eleitos os deputados e vereadores mais votados, independentemente do partido ao qual estão filiados. Estão a favor deste modelo 71% dos deputados da legenda - 18% são contra.

..:: Matéria completa no Valor Online

PRB ingressa no governo Alckmin e promove projeto da Universal

..:: Por: Cristiane Agostine | Valor Online

O ingresso do PRB na gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ontem, foi marcado pela divulgação de um projeto ligado à Igreja Universal do Reino de Deus para o tratamento de viciados em drogas. O partido, comandado por um bispo da igreja, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e ficará responsável pelo programa de reabilitação de dependentes químicos, uma das principais vitrines de Alckmin.

O novo secretário da Pasta, Rogério Hamam (PRB), comandará o programa Recomeço, que prevê o pagamento mensal de R$ 1.350 a três mil famílias de viciados em drogas para custear o tratamento em clínicas privadas. Segundo Hamam, o governador pediu atenção especial a esse programa. "Alckmin foi muito enfático ao dizer que uma das principais missões [da secretaria] é a de combate ao crack", disse, depois de tomar posse, na sede do governo. "Esse não é um tema estranho ao PRB".

Lançado no começo do mês, o projeto ficou conhecido como "bolsa crack" e foi questionado pelo presidente do PRB, bispo Marcos Pereira, antes de o partido assumir a secretaria. Em texto publicado há treze dias em seu blog, Pereira disse que o programa pode ser manipulado por interesses políticos. "Os especialistas garantem que a proposta é obscura e pode fomentar um mercado de tratamento da dependência química, além de servir a interesses políticos", escreveu.

Ontem, porém, integrantes do partido aproveitaram a posse para divulgar o programa de Alckmin. O vereador da capital Jean Madeira (PRB), pastor eleito com apoio da Universal, levou jovens para promover o projeto "Juventude Contra o Crack", apoiado pela igreja e que pode receber recursos do programa estadual.

Segundo Madeira, há 70 entidades privadas conveniadas ao projeto da igreja. "Agora, com o secretário, vamos conseguir fazer essa aproximação [do governo] com as casas de recuperação", disse. Ao fim do evento, os jovens com camiseta do "Juventude Contra o Crack" posaram para fotos com cartazes do Recomeço. "Espero ter apoio do governo do Estado. Se as portas se abrirem... É como costumo dizer: se a cabeça passar, o resto do corpo passa", afirmou.

..:: Matéria completa no Valor Online