Projeto do IFSP Campus Cubatão foi idealizado em 2016 e é tema de projetos de iniciação científica.
O projeto "Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos" (SIGESTur), desenvolvido no IFSP Campus Cubatão, foi finalista na quarta edição do concurso de inovação BluAct Matosinhos, na Área Metropolitana do Porto, em Portugal.
Na ocasião (foto), o projeto AlgaBiotec foi o vencedor, o SUSPLUS (software de gestão da sustentabilidade e transição climática) foi o segundo colocado e o Sistema de Monitorização e Intervenção de Espécies Marinhas (SISMEM) ficou na terceira colocação.
O SIGESTur, única iniciativa da área de turismo a participar da presente edição do BluAct Matosinhos, foi idealizado em 2016 pelo professor Aristides Faria (Lattes) e tem sido adotado como tema central de projetos de iniciação científica anualmente. A participação discente e o alinhamento com as disciplinas do curso de Bacharelado em Turismo são importantes aspectos de tais projetos.
"Nas aulas, busco incentivar o amadurecimento de ideias de negócios, o que estimula a criatividade e a aprendizagem orientada por problemas, notícias sobre o trade turístico nacional e internacional e situações reais de mercado", afirma o professor.
A convergência entre o SIGESTur e a temática central do BluAct Matosinhos - Economia Azul - se dá por meio do Observatório do Turismo & Economia do Mar, módulo do Sistema, disponível em www.observatoriodoturismo.com.
Segundo Faria, "a participação no concurso foi essencial para a inserção no ecossistema de inovação português e o refinamento do projeto, cujo protótipo venceu o prêmio Gov.Inova, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília".
O docente é membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Turismo do Litoral Paulista" (Tulipa) do Campus Cubatão, do "Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios" (Cepin), do Campus Jacareí e, atualmente, encontra-se em Portugal atuando como Professor Visitante junto à Escola de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança, em Chaves, região Norte do país.
BluAct Matosinhos
O BluAct é um programa de apoio ao crescimento de startups na área da economia azul, detendo a parceria do Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) da Universidade do Porto (UP) e a Câmara Municipal de Matosinhos.
Conheça o protótipo: http://app.vc/sigestur
Nenhum comentário:
Postar um comentário