..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.10.2019

Desenvolvimento metropolitano e o (tal do) turismo regional

Caros leitores,

Eu gostaria de tecer alguns comentários a respeito do artigo “O turismo como eixo indutor de desenvolvimento regional”, assinado pelo deputado estadual Caio França (PSB-SP) – sempre brilhante.

Vocês podem acessar o texto a partir do link a seguir: https://www.atribuna.com.br/opiniao/caiofranca/o-turismo-como-eixo-indutor-de-desenvolvimento-regional-1.58933

Quem acompanha o blog [RH em Hospitalidade] sabe que atuo no setor de viagens e turismo baseado em Santos, município localizado no litoral do estado de São Paulo.

Há muito se percebe certo desconforto por parte de formadores de opinião aqui da região com o marasmo e a flagrante carência de vantagens competitivas de nossa região no mercado turístico. Em tese, aliás, trata-se de um destino denominado “Costa da Mata Atlântica”, composto por nove municípios.

Digo “em tese”, pois caso se tratasse efetivamente de um destino turístico consolidado, viveríamos em outro ambiente cultural e de negócios. Bem, ocorre que no texto é dito que o turismo deve ser “eixo”. Em verdade, a atividade turística carrega potencial para ser vetor. Assim, prescinde-se de líderes e agentes políticos e públicos que sejam protagonistas, conduzindo nosso avanço e não atravessando nosso caminho tal qual um eixo.

A tentativa de mencionar nosso potencial por meio da citação aleatória de “vocações, atrativos e atividades” não representa, em minha visão, o esforço que estudantes, estudiosos, profissionais autônomos, empresários e entidades setoriais empreendem há mais de um século.

Centenário que não foi celebrado, aliás. Me refiro à instalação dos primeiros serviços hoteleiros, de transportes e de infraestrutura voltada à preparação de Santos e região para os múltiplos fluxos turísticos, por exemplo.

O autor faz menção a “cartilhas que nos apontam” (...). Recomendo uma então: leiam o livro “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista” (Ed. Scortecci, 2016), de minha autoria.

A obra encontra-se à venda pelo Amazon: https://www.amazon.com.br/Competitividade-Viagens-Turismo-M%C3%BAltiplos-Paulista/dp/8536649682/ref=mp_s_a_1_1?keywords=aristides+faria&qid=1562770859&s=books&sr=1-1

O autor menciona, também, o “projeto antigo” de implementação de um sistema de gerenciamento da entrada e circulação de veículos turísticos no/entre os municípios da região.

Convido-os a acompanharem o blog do “Observatório do Turismo | SIGESTur” < www.sigestur.com > e a baixarem o protótipo do “Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos” < http://app.vc/sigestur >.

O trade vem trabalhando para preencher tal lacuna, deputado. Precisamos – muito! – de vosso apoio!!

Por fim, renovo meus votos de vida longa, paz e prosperidade!!

Aproveito, ainda, para adiantar o (pré) convite para a próxima edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA). Acompanhem as novidades do evento < www.sehlipa.com >!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

Nenhum comentário: