Translate this blog

Pesquisar este blog

7.03.2013

Ampliar os horizontes é necessário

Por: Aristides Faria

Tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional o planejamento é essencial ao bom andamento das atividades propostas e da mitigação de riscos. Gerenciar riscos e antever cenários são ações muito importantes ao empresário que, muito naturalmente, busca o sucesso de seu negócio.

Costumo abordar a questão do planejamento de modo bastante simples, pois é algo que está em nosso cotidiano. Quando acordamos – mesmo sem perceber – planejamos tudo o que vamos fazer nas horas seguintes. É interessante notar que isso independe do quão organizados somos. O planejamento seja imediato (tático) ou de longo prazo (estratégico) acontece a todo instante.

Há, entretanto, momentos que exigem (re)adaptação, isto é, os cenários mudam rapidamente, o que nos obriga a mudar o foco e o rumo das decisões já tomadas ou mesmo das que ainda não tenham sido consolidadas.

Esses momentos – que costumeiramente estão fora de nosso controle – podem ser positivos no sentido de despertar o desejo pela ampliação de nosso horizonte de visão. Situações inesperadas – boas ou não tão boas assim – têm o poder de nos abrir a mente e o coração para acontecimentos inéditos em nossas vidas pessoais e profissionais.

Particularmente, penso que os “problemas” têm papel semelhante. Quando determinado problema se impõe, exigindo sua rápida solução, somos obrigados a sair de nossa zona de conforto, pensar fora da caixinha, e sanar tal questão. Penso que posições de atendimento presencial ao público são bem produtivas nesse sentido. A cada dia uma nova experiência!

Profissionais de atendimento nem sempre gozam do merecido respeito e atenção por parte das gerências, mas é importante destacar que uma experiência de compra positiva depende eminentemente desse colaborador. Por melhor que seja o produto, a experiência de compra só se faz completa com o contato cliente (potencial consumidor) x atendente.

Ok! Estamos na era da compra virtual. Alguém, em algum momento, processará seu pedido, manipulará a mercadoria encomendada e entregará o produto em sua casa. Então, em algum momento, o “atendimento pessoal” será decisivo ao sucesso do negócio. Pense nisso!

Acredito que podemos nos antecipar aos problemas, antever as necessidades das pessoas e abrir nossas mentes. Ampliar os horizontes é necessário... e muito positivo! Exercite essa prática e você será um profissional e, sobretudo, um ser humano melhor.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
Postar um comentário