..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

10.28.2013

Pesquisa mostra que homem tem 20 vezes mais chances de ser CEO

..:: Fonte: Valor Online

Um homem tem vinte vezes mais chances de chegar ao cargo de presidente-executivo (CEO) de uma empresa do que uma mulher. É o que mostra um levantamento da consultoria empresarial Bain & Company.

A pesquisa entrevistou 514 pessoas, igualmente divididos entre mulheres e homens. Dos participantes, 42% ocupa posições de gerência sênior ou executiva.

Segundo o estudo, apenas 14% dos cargos de gerência executiva são ocupados por mulheres. O número de presidentes-executivas é ainda menor: apenas nove do sexo feminino no ranking de importantes companhias do país.

De acordo com o estudo, ambos os sexos acreditam que a igualdade de gêneros traz benefícios ao ambiente de trabalho - os homens até mais, com 84% ante 66% das mulheres.

Ao mesmo tempo, 71% das entrevistadas e 69% dos entrevistados creem que conquistar esse cenário deveria ser um elemento estratégico obrigatório para as empresas, enquanto apenas 31% das mulheres e 35% dos homens acreditam que as companhias façam disso algo prioritário.

As mulheres também parecem estar mais cientes da disparidade do que os homens: elas reconhecem que são pior remuneradas para cargos semelhantes três vezes mais que os homens.

Além disso, apenas 31% delas concordam que têm as mesmas oportunidades de participar de processos de seleção para posições executivas ou de gestão, 19% dizem acreditar ter as mesmas chances que homens de serem promovidas para essas posições, e 22% confiam que terão chances iguais de serem indicadas a cargos de governança corporativa ou de posição chave de liderança.

Nenhum comentário: