..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.19.2011

Profissional capacitado para a Copa

Até o mês de julho, 500 profissionais que atuam em bares e restaurantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão treinados para atenderem melhor os turistas, através do projeto "Profissional Bom de Copa" - parte do programa "Bem Receber Copa", do Ministério do Turismo. Em cinco anos, a meta é capacitar 360 mil profissionais de sete segmentos, sendo 80 mil do setor de bares e restaurantes.

O projeto tem como foco as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Em Pernambuco, serão treinadas mil pessoas este ano. As disciplinas variam de noções sobre a diversidade cultural do Brasil, passando por ética e cidadania e incluindo questões específicas do setor de alimentação, como o atendimento ao cliente. O público-alvo do Profissional Bom de Copa são garçons, atendentes, caixas e gerentes.

"É preciso que os empresários se engajem neste processo de formação profissional, pois uma mão de obra mais qualificada é excelente para todo o segmento. Os cursos são gratuitos", ressaltou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu.
Os cursos terão 120 horas de aulas presenciais e com o auxílio de ferramentas para ensino à distância, como DVDs e internet. A inscrição é feita pelos sindicatos regionais de bares e restaurantes, incluem o material didático. É exigido dos alunos interessados que saibam ler e escrever e efetuar as quatro principais operações aritméticas.
Os empresários Mário Azevedo e Betânia Perez, proprietários do restaurante Casa Grande, no bairro de Piedade, ficaram interessados em inscrever os 14 funcionários no programa. ´Temos o restaurante há apenas seis meses, mas percebemos a dificuldade de encontrar profissionais qualificados`, considerou Mário Azevedo.

A necessidade de qualificação contínua também preocupa quem tem negócios maiores. É o caso de Roberto Farias, do bar Entre Amigos, com duas unidades e 250 funcionários. ´O nosso segmento tem uma rotatividade grande de funcionários e por isso mesmo a qualificação precisa ser constante`, avalia.

Para Lígia Leite, coordenadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercialem Pernambuco, a Copa do Mundo é uma oportunidade para vários segmentos. "Estamos vivendo um momento-chave para impulsionar a qualidade de dos serviços prestados em várias áreas", completou, acrescentando a entidade lançará, em paralelo às ações do Mtur, o ´Senac na Copa`, para aumentar o treinamento de profissionais que deverão ser mais demandados com a realização de eventos internacionais no Brasil.

..:: Serviço ::..

..:: Informações: Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação: (81) 3224-2057

..:: Fonte: Portal www.cmconsultoria.com.br e Diário de Pernambuco, Recife (PE)

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: