..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.24.2011

Pessoas obesas que sofrem com a discriminação...

...incluindo em locais públicos, como restaurantes ou mesmo no ambiente de trabalho – têm a saúde impactada negativamente, diz um estudo da Universidade de Purdue, nos EUA.

Obesidade: discriminação piora ainda mais a saúde dos indivíduos obesos “Obesidade é uma questão, inicialmente, fisiológica, mas as interações no âmbito social – incluindo a sensação de discriminação – podem piorar ainda mais essa condição e contribuir para o declínio da saúde física”, afirma Markus Schafer, principal autor do estudo.

Os dados indicam que um terço das pessoas com obesidade entrevistadas indicou ter sofrido algum tipo de experiência discriminatória por causa do seu peso. E esse tipo de discriminação acaba por influenciar a manutenção do peso dessas pessoas. Ao que parece, dizem os autores, muitas pessoas internalizam esse estigma, o que contribui para o estresse e, consequentemente, afeta sua saúde.

O estudo de Schafer, feito com Kenneth Ferraro, foi publicado no periódico Social Psychology Quarterly, e analisou os dados de mais de 1.500 indivíduos com idade entre 25 e 74 anos, acompanhados por outra pesquisa entre 1995 e 2005.
“Como esperávamos, aqueles indivíduos obesos tinham piores índices de saúde durante os dez anos do acompanhamento da pesquisa. Mas o importante foi que havia uma grande diferença – para pior – quando comparamos as pessoas com obesidade que haviam sido alvo de discriminação e aquelas que não haviam sido alvos desse tipo de violência”, diz Schafer.
Aproximadamente 11% dos indivíduos com obesidade moderada e 33% daqueles com obesidade severa indicaram sofrer discriminação. E eram também esses indivíduos que reportavam se sentirem mais incapacitados – como ter dificuldade de se locomover ou fazer tarefas cotidianas. A capacidade funcional de realizar essas tarefas é um dos indicadores de boa saúde entre esses indivíduos, explica Schafer.

“A discriminação racial e social tem cedido nos últimos tempos nos EUA. Mas a discriminação por causa do peso merece uma atenção maior. É um paradoxo, pois a obesidade tem aumentado em todo o mundo, ano a ano, e seria de se esperar que as pessoas tivessem menor preconceito quanto ao tema. Mas o estigma que as pessoas obesas estão sentindo é alto e pode impactar ainda mais a piora em sua saúde”, aponta Ferraro, indicando que políticas públicas e campanhas de prevenção deveriam tentar reverter essa questão.

..:: Fonte: O que eu tenho? | UOL

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: