..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.19.2011

ONU: Turismo é o motor para a igualdade dos gêneros

Segundo uma pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo oferece às mulheres uma gama de oportunidades no mercado de trabalho, principalmente nas regiões em desenvolvimento.
“Mais do que qualquer outro setor econômico, o turismo, um dos maiores geradores de riqueza e emprego do mundo, oferece às mulheres quase o dobro de oportunidades de se tornarem empresárias. O turismo abre espaço para a participação na tomada de decisões. As mulheres estão à frente de um a cada cinco ministérios do mundo, mais que qualquer outra pasta governamental”, diz o anúncio.
O documento afirma também que o trabalho feminino no setor se concentra nos empregos mais precários, mal pagos e de baixa qualificação, em áreas como cozinha, limpeza e hospedagem, ganhando uma média de 10 a 15% menos que os homens. A diretora da ONU Mulheres para América Latina, Gladys Acosta, explicou, durante a apresentação, que a contribuição das mulheres no setor turístico é invisível. “No Caribe, por exemplo, as mulheres representam 84% do trabalho familiar não remunerado nas atividades turísticas”.

“A pesquisa revela o papel crucial do turismo para o aumento da participação das mulheres no plano político, social e econômico. Mas deixa muito claro que tem muito o que se fazer para reduzir as desigualdades, em particular, garantir a igualdade dos salários de homens e mulheres que realizam o mesmo trabalho, melhorando a qualidade dos empregos e colocando o fim em qualquer tipo de discriminação”, concluiu o secretário geral OMT, Taleb Rifai.

..:: Leia o documento na íntegra aqui!

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: