..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.19.2011

Ética profissional pode influenciar significativamente nos resultados de uma empresa

Em entrevista à equipe de comunicação do III Congresso Six Sigma Brasil e evento acoplado VII Workshop GESITI, que ocorrerá em 18 e 19 de maio de 2011, a professora Maristela Hurtado (foto) explica a importância da prática ética no mundo profissional e sua consequência nos resultados da empresa.

Atuante na RTI, empresa de consultoria/coach para executivos, Maristela enfatiza a importância do tema na gestão dos projetos e a dificuldade da aplicação de atitudes éticas frente a um mundo globalizado e acirrado quanto à concorrência. “A ação ética é sempre o resultado de uma escolha livre. É uma postura existencial que inclui a possibilidade de agir ou não. Porém, escolhas erradas podem ser maximizadas por suas consequências”, comenta.


Segundo Maristela, todos estão a todo tempo expostos a escolhas que podem ou não ir ao encontro da ética. “A ética pode influenciar no exercício profissional de um indivíduo no uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos, na coordenação das ações entre os indivíduos mediante o trabalho em grupo, no ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala dos outros e muitos outros exemplos comuns à rotina profissional”.

É relevante refletir, portanto, sobre a necessidade de uma visão ética dos negócios e sua relevância perante a sociedade, bem como sobre os conflitos e fatores inerentes à conduta ética.

Com medo de punições ou retaliações, o indivíduo tende a seguir regras e condutas já impostas, “porém, a busca de princípios morais só acontece no diálogo em que estão envolvidos os interessados. Não há princípios morais pré-existentes ao diálogo. Todos os envolvidos devem estar dispostos a buscar o entendimento mútuo, se comprometendo com a verdade. A ética é uma relação que se dá face a face. Não é possível ser indiferente. A relação ética genuína se dá por meio da responsabilidade pela vida do outro. É uma relação assimétrica – na qual ninguém deve esperar nada em troca”, diz Maristela.

De acordo com a pesquisadora, ética é uma postura de vida relacionada com princípios gerais e universais presentes na consciência do indivíduo. É mais ampla do que o simples cumprimento de normas. A ética nos negócios, portanto, deve buscar a integração entre princípios e resultados. “Essa integração deve materializar-se em comportamentos do dia a dia da empresa”.

Para saber mais sobre o evento e a palestrante acesse o portal do Congresso.

..:: Serviço ::..

III Congresso Six Sigma Brasil 2011 e evento acoplado VII Workshop GESITI
Local: Centro de Convenções Santo Amaro
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – SP
Dias 18 e 19 de maio de 2011

..:: Inscrições ::..

As adesões são realizadas por meio do portal do evento!

..:: Informações para a imprensa ::..

Omnipress Comunicação Empresarial | Eliana Zani
Fone: (11) 3976-0225 e 9781-2402
E-mail: elianazani@omnipress.com.br

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: