..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.24.2010

Redes Sociais em Alta

Por: Silvio T Corrêa - Portal Gente, Pessoas e Seres Humanos

Que estão em alta, quase todos os navegantes já sabem. Ainda assim, muitos já se perguntaram e certamente ainda se perguntam: Pra que serve isso?

A chamada geração Y sabe pra que serve, mas nós, a X, ainda ficamos perdidos. Uma mensagem aqui, uma divulgação ali, um novo contato e pronto, não vemos muito mais o que fazer e nem temos paciência.


Não faz muito tempo, 2 meses no máximo, alguma coisa mudou nisso tudo. Um novo conceito para um conhecido recurso de marketing. O concurso!

Eu já nem chamaria mais de concurso, pois os criadores não chamam. O nome, agora, é desafio.

Quer promover o seu livro? Esqueça o concurso, do tipo sorteio, e faça um desafio nas redes sociais para desvendar algum mistério que pertença ao universo do livro, mas que extrapole o que está escrito nas páginas. Tudo através de dicas que você irá “soltando” numa rede, como o Twitter.

Não sabe como bolar o desafio? Converse com um pessoal do RPG (Role Playing Game) ou com uma turma do ARG (Alternative Reality Game – Jogo de Realidade Alternativa).

Eu sei que esses tipos de jogos colaborativos já foram utilizados em promoções. Isso não é novidade. A sacada é a utilização deles nas redes sociais.

Quer motivar os seus colaboradores, crie, por exemplo, um desafio através das redes sociais, para gerar “a melhor campanha para um determinado produto que ainda não foi lançado”. Defina em etapas como: público alvo e veículo da campanha.

Em cada etapa você solta uma dica do produto, postando enigmas que os participantes terão que desvendar para conseguirem cumprir a tarefa. Você pode até, através de dicas sutis, sinalizar que o trabalho em equipe será considerado no resultado final, permitindo que os participantes montem equipes de 3 pessoas.

..:: As possibilidades são enormes ::..

Há pouco a Suzuki fez uma promoção do tipo desafio, pelo Twitter, para o automóvel SX4. Agora está em andamento uma do HSBC, utilizando várias redes e concorrendo a um veículo Land Rover.

Em um desafio, as dicas foram sendo postadas uma a uma, no outro uma dica leva a outra e a outra e a outra...

Logo virão muitas campanhas e vai virar uma febre, porque a sorte, ainda que exista, não é mais o requisito que define o vencedor. O conhecimento – história, notícias, de tudo, inclusive de outros idiomas –, o saber procurar, a perspicácia e, como em tudo, uma dose de sorte, definirão o ganhador.

A geração Y está na frente, mas a geração X traz um conhecimento inquestionável.

Preparem-se. As redes sociais estão em alta.

..:: Mantenha Contato, participe do blog do Silvio Corrêa!

Nenhum comentário: