..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.06.2010

RH.com.br - Mudança - O discurso e a prática da Gestão de Talentos

Por: Marco Antonio Lampoglia - Portal RH.com.br

"Grandes e médias empresas estão preocupadas em atrair, desenvolver e principalmente reter talentos. Faz um tempo que assisti a uma apresentação de uma tese de um doutorando em administração e fiquei impressionado com o foco da pesquisa, realizada com 40 gestores de RH e 270 profissionais indicados por eles considerados talentos. Um dos pontos da pesquisa que me chamou a atenção foi de que o tempo médio de retenção dos profissionais talentosos foi entre dois a três anos de permanência na empresa, em 72% do total dos profissionais selecionados e que passaram pelas entrevistas de desligamento.

Durante a apresentação da pesquisa foram observadas fragilidades na Gestão de Talentos, começando pela indefinição do termo 'talento' e os fatores que compõem o perfil. Foi observado também o excesso de expectativas direcionadas aos profissionais considerados talentosos. E os outros profissionais não considerados talentos? Qual o tratamento oferecido pelas empresas? Os profissionais considerados 'talentos' devem ser tratados de forma diferenciada? Os profissionais de RH podem responder a essas perguntas com certeza e tenho imensa curiosidade em saber o que pensam. Pela minha experiência, acredito que sim, são tratados de forma diferenciada. E a retenção como seria o processo?

As convicções da relevância do capital humano nas organizações estimulam o debate e estão tornando-se 'um prato cheio' para os especialistas e os pesquisadores referentes à administração estratégica de Recursos Humanos. Os debates estão apontando para uma revisão dos processos de gestão de todas as pessoas de uma organização, para que possam ser estimuladas a revelar todo o talento subjacente que, de maneira geral, é despercebido pelos líderes e gestores.

Temos, então, um paradoxo entre o discurso e a prática adotada na Gestão Estratégica de Pessoas, direcionando as empresas a repensarem os processos de identificação, desenvolvimento e retenção de profissionais considerados talentosos."

..:: Artigo completo: RH.com.br - Mudança - O discurso e a prática da Gestão de Talentos

Nenhum comentário: