..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.06.2010

RH.com.br - Desempenho - A nobre arte de deixar coisas sem fazer

Por: Flávio Martins da Costa - Portal RH.com.br

"Muitas vezes percebemos que, para realizar nossas atividades diárias, gastamos muito tempo envolvidos com outras que não são as tarefas que nos preocupam mais, as que precisamos prioritariamente fazer. Percebemos que há muita dispersão necessária de tempo, esforços e recurso. Nos preocupamos com isso, tentamos ver o que significa e, alguém, com visão externa do problema, nos dá a resposta: não temos o desempenho adequado porque nos falta 'foco'.

Foco é algo extremamente necessário para que possamos desempenhar bem nossas atividades pessoais e profissionais. E o que vem a ser foco? De acordo com o dicionário Aurélio, é possível encontrar várias definições para a palavra 'Foco, do Latim focu'. Mas o que pode facilitar a compreensão do seu sentido é compararmos com a utilidade de uma lanterna à noite. Esse instrumento pode iluminar, mesmo que com pouca qualidade, um espaço maior. Por outro lado e também pode ser regulado para 'focar' uma área menor, concentrando todos os seus raios luminosos com mais intensidade, em um único ponto, dando maior visibilidade.

Observa-se, então, que houve maior convergência, o que permitiu melhores resultados. Assim, podemos dizer que foco é o ponto de convergência para o qual se direcionam e se concentram todos os esforços para se ver melhor, solucionar um problema, obter-se um resultado, alcançar um objetivo.

Na vida profissional e pessoal precisamos ter foco. É muito comum as pessoas trabalharem sem se concentrarem no que é mais importante. Muitas vezes realizam diversas atividades ao mesmo tempo, têm esforços dispersos por várias coisas, deixam envolver-se com outras atividades enquanto realizam uma. Tudo isso acaba gerando, atrasos e resultados fracos e diluídos em diversas áreas. Mas se concentram toda sua atenção e sua energia numa área específica de interesse, trabalhando com firmeza, sem dispersar para outras questões, certamente os resultados serão melhores."

..:: Leia o artigo completo: RH.com.br - Desempenho - A nobre arte de deixar coisas sem fazer

Nenhum comentário: