..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.14.2010

Valor da folha de pagamento da indústria cai 2,8% em 2009, segundo IBGE

Por: Gladys Ferraz Magalhães - Infomoney

O valor real da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria registrou queda de 2,8% em 2009, na comparação com o acumulado do ano de 2008. Em dezembro, houve recuo de 3,7% em relação a novembro e queda 5% frente a dezembro do ano anterior.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

..:: Queda em 12 atividades ::..

Considerando os valores pagos pela indústria no ano passado, na comparação com 2008, o IBGE constatou redução em 12 dos 18 setores analisados.

Entre eles, meios de transporte (-6,3%), metalurgia básica (-11,7%) e máquinas e equipamentos (-5,3%) foram os principais destaques.

Já os maiores aumentos salariais do ano partiram de papel e gráfica (13%) e indústria extrativa (8,6%).

..:: Análise regional ::..

No âmbito regional, dez dos 14 locais pesquisados apontaram decréscimo no valor da folha de pagamento real entre janeiro e dezembro de 2009, frente ao mesmo período do ano imediatamente anterior.

Neste caso os destaques foram São Paulo (-3,1%), Minas Gerais (-6,1%) e Rio Grande do Sul (-6,9%).

Nestes locais, as maiores pressões negativas vieram de meios de transportes (-6,6%) e produtos químicos (-6,7%); metalurgia básica (-16,4%) e meios de transportes (-9,9%); e meios de transportes (-15,9%) e calçados e artigos de couro (-9,3%), respectivamente.

..:: Sobre a pesquisa ::..

O IBGE considera, em sua pesquisa mensal, o valor total da folha de pagamento do pessoal ocupado assalariado para o mês de referência.

Neste cálculo estão incluídos, entre outros: salários contratuais, horas extras, 13º salário, aviso prévio e indenizações, comissões e percentagens e participação nos lucros.



DVDs - Submarino.com.br

Nenhum comentário: