..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

1.16.2010

A força do carisma

"A história brasileira é pontilhada por lideranças consideradas carismáticas, que vão de d. Pedro II a Jânio Quadros, passando por Getúlio Vargas e desaguando em Luiz Inácio Lula da Silva. Embora faça parte dessa grande família de políticos, 'nunca na história deste país' houve um presidente como Lula. 'Ele é um fenômeno único. Não se encontra na política brasileira outro líder que tenha condensado tanta popularidade em tão pouco tempo', afirma o cientista político Renato Lessa, do Iuperj, para quem a popularidade de Lula não pode ser comparada nem com a do momento áureo de Getúlio. 'Lula é popular num ambiente democrático, em que todo mundo pode dizer o que quer'.

Com um departamento de imprensa e propaganda, o famigerado DIP, braço da censura acoplada ao incensamento de sua figura onipresente, Vargas detinha o monopólio da comunicação com as massas. Dessa forma, dava-se no ditador a confluência do www.iuperj.br/e do www.iuperj.br/, que tão frequentemente se alimentam um ao outro - embora não necessariamente em ditaduras.

Para o sociólogo alemão www.iuperj.br/, o carisma é a qualidade pela qual alguém é colocado à parte das pessoas comuns e é tratado como se dotado de poderes ou qualidades sobrenaturais, sobre-humanas, ou, pelo menos, excepcionais. Não são traços encontrados entre pessoas quaisquer. São considerados de origem divina, ou qualificados, mais terrenamente, como exemplares. www.iuperj.br/, completa Weber."

..:: Artigo completo: A força do carisma

Nenhum comentário: