..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.20.2009

Investimentos Estratégicos para o Desenvolvimento do Nordeste

A região Nordeste ostenta hoje índices de crescimento econômico e de desenvolvimento social acima da média brasileira. Favorecida pelo aumento do poder de consumo da população, a economia regional tem recebido atenção especial por parte do poder público, com obras de infraestrutura em energia, transportes, portos e terminais, produção de petróleo, gás e biocombustíveis e em saneamento básico.
A iniciativa privada percebeu na região um destino promissor para seus investimentos. A agricultura, a fruticultura irrigada e a peduária têm recebido novos empreendimentos, atraindo a indústria de alimentos e de bebidas. Rica em recursos minerais, com destaque para o petróleo e gás, a regão possui a maior reserva de gesso do país, uma das maiores reservas de urânio do mundo e jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas. Além de produzir 95% do sal marinho consumido no Brasil.
Entre os setores tradicionais, a região destaca-se na indústria têstil e de calçados, abriga pólos químicos e petroquímicos e é grande fabricante de móveis e artefatos de madeira. O nordeste desenvolveu uma moderna área de inovação tecnológica, com novos empreendimentos em biotecnologia, na indústria farmacêutica, na área de eletroeletrônicos e no setor de informática.

Em grande parte, esse desenvolvimento se deu graças a uma organização de forças e das políticas de desenvolvimento da região. A Sudene tevepapel preponderante nesse processo. Criada no dia 15 de dezembro de 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, sempre teve como missão planejar, articular e coordenar o desenvolvimento econômico e social do Nordeste."

Data: novembro de 2009

Horário: 08:00 às 20:00

Local: Recife

..:: Detalhes do evento: Seminários Valor Econômico

Nenhum comentário: