..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.20.2009

GESTÃO E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS | Administrando.biz

GESTÃO E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS | Administrando.biz: "Por Elcio Fernando

Toda e qualquer atividade empresarial deve estar focada nas competências essenciais e essas, em oportunidades de mercado. As competências centrais caracterizam o que uma organização tem de melhor, seu know-how principal ou seu fator crítico de sucesso. Acontece que, conforme a empresa evolui, corre-se o risco de perder o foco e deixar a competência central de lado, sufocado pela burocracia excessiva e subordinado ao mantra do crescimento a qualquer custo.

Juntamente com o desenvolvimento das especialidades do negócio, urge a criação de vantagens competitivas que proporcionem diferenciação perante os demais players de um segmento. Algumas das vantagens competitivas mais utilizadas são: inovação, custo baixo, flexibilidade, agilidade, bom atendimento, marca com percepção de qualidade, dentre outros.

Em relação à inovação, que é fruto de adaptação rápida às mudanças do ambiente, torna-se criativa aquela empresa que tem capacidade de transformar a ideia em produto ou um método de operação em algo útil, conforme Robbins (2004).

“A organização inovadora caracteriza-se pela habilidade de canalizar suas essências criativas para resultados úteis” ( Robbins, 2004, p. 157).

Este conceito reforça a idéia da gestão empresarial das competências essenciais como elemento de norteamento para o planejamento e controle, a fim de alcançar resultados operacionais e estratégicos."

Nenhum comentário: