Translate this blog

Pesquisar este blog

7.20.2009

Fazer uma indicação na empresa pode gerar ciúme nos colegas; veja o que fazer

Por: Roberta de Matos Vilas Boas - InfoMoney

Indicar uma pessoa para uma vaga que está aberta na empresa pode gerar ciúmes entre os colegas de trabalho. Isso porque, se a indicação for boa, ela poderá melhorar a sua imagem com o chefe, o que pode ser visto como uma ameaça para alguns. Além disso, há pessoas que poderão não ver com bons olhos a relação de amizade existente entre você e o novo funcionário.

Para a consultora da Career Center, Claudia Monari, o ciúme entre colegas, nesse tipo de situação, pode ocorrer principalmente se esses profissionais desempenharem cargos de concorrência direta.

Ela também ressalta que algumas atitudes podem evitar essa reação dos colegas. "Se você vai indicar uma pessoa para trabalhar na sua empresa, fale com os outros funcionários, para explicar por que está fazendo essa indicação, além de dar detalhes sobre como essa pessoa é no dia-a-dia", considera.

..:: Boicote ::..

Já se, após a contratação da pessoa indicada, algum funcionário decidir boicotar o novo colega, prejudicando o seu desempenho, Claudia acredita que há formas de corrigir a situação sem prejudicar ninguém.

"Nesse caso, o líder tem de tentar se aproximar do colega que está boicotando, para integrá-lo e aproximá-lo tanto do novo funcionário quanto daquele que fez a indicação", explica.

A consultora também ressalta que procurar o chefe é uma atitude que só deve ser tomada em último caso. "Primeiro, é preciso tentar resolver entre eles, e, caso não consiga, deve-se buscar uma orientação do chefe, pedindo sugestões de como lidar com a situação", afirma.

..:: Realidade do mercado ::..

Porém, Claudia afirma que casos de ciúmes e boicote a um profissional indicado ou a quem fez a indicação não são comuns. "Hoje, no mercado, o que se incentiva muito é a indicação. Até há empresas que dão prêmios ao funcionário que faz uma boa indicação", diz.

Para ela, indicar uma pessoa para o lugar de outro funcionário, que acaba sendo demitido logo após, ou ainda indicar um amigo para ser seu subordinado são situações com um risco maior de gerar ciúmes ou conflitos entre os colegas, que poderão se sentir ameaçados ou que há favorecimento no ambiente de trabalho.

Mas Claudia também ressalta que uma boa indicação poderá refletir positivamente. "Quando o profissional indica alguém que dá certo no emprego, ele começa a ser visto como um funcionário que conhece o perfil da empresa e sabe do que ela precisa", lembra.
Postar um comentário