..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.15.2009

Cinco toques com... Cynthia Caetano

O blog [RH em Hospitalidade] apresenta quinzenalmente um espaço de entrevistas chamado “Cinco toques com...”. São entrevistas rápidas com pessoas do trade turístico e profissionais de RH acerca de seu momento na carreira, as perspectivas do mercado e projetos futuros. Com a palavra, o pessoal um com o pé no mercado, atualizado com o que acontece nos diversos segmentos da Hospitalidade Comercial.

Aristides Faria: Olá Cynthia! Seja muito bem vinda a nossa comunidade. Fico bastante contente com sua participação. É um prazer apresenta-la a nossos leitores por meio da coluna “Cinco toques com...”. Apresente-se, o espaço é seu! Fique à vontade!
I - Cynthia Caetano: Olá Aristides, é um prazer participar de seu Blog, obrigada pela oportunidade de falar um pouco da minha carreira, que iniciou-se há algum tempo no meio do trade turístico. Apesar de ser um jovem, carrego uma boa bagagem de experiências. Estou me formando em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória (ES) e estou me empenhando para conseguir uma vaga para um possível Mestrado na USP, já fiz diversos cursos na área administrativa, secretariado executivo, enfim, participei de eventos do trade turístico os quais me proporcionaram te conhecer.

Estou aprofundando meus conhecimentos em línguas estrangeiras como Inglês e Espanhol e posteriormente estarei iniciando o francês. A partir disso tenho me empenhado para desenvolver projetos no que diz respeito à Gestão do Turismo, suas diversidades de desenvolvimento, possíveis eventos a serem captados, gestão de RH, áreas administrativas e pesquisas como um todo, uma vez que o mesmo abrange uma diversidade de ciências para que assim se forme o corpo do turismo. Isso faz com que sejamos aptos a entender um pouco de cada fase do processo turístico.

Aristides Faria: Bacana, Cynthia! Agora que você está concluindo sua graduação, o que espera do mercado? Tens alguma(s) área(s) em que gostaria de trabalhar?
II - Cynthia Caetano: Sim. Tenho pretensão de montar um pequeno negócio a princípio – que por sua vez terá o objetivo de fornecer dados específicos para determinadas empresas da área turística, proporcionando ao turismo melhor conhecimento da área de visitação. Ainda pretendo conhecer mais o funcionamento de um hotel, montar muitos projetos e participar de muitos eventos turísticos.

Para a área de Geografia do Turismo pretendo me empenhar para trabalhar neste ramo também. Enfim tenho muita sede de trabalhar, o que mais me anima é a diversidade em que posso atuar, por isso não me prendo a uma só área, se tenho essa oportunidade de atuar em diversos setores por que não explora-los?! rsrsrs!

Aristides Faria: Conhecemo-nos durante o Expotur ES 2008, quando você trabalhava na ABAV ES. Gostaria que você comentasse dois pontos sobre nosso mercado: como caminha o mercado de agenciamento no Espírito Santo e como você percebe a importância da participação em eventos – por parte de estudantes – para o crescimento na carreira.
III - Cynthia Caetano: O mercado de agenciamento do ES vem desempenhando um ótimo trabalho, oferecendo aos turistas muitas novidades e ótima qualidade de serviços. Porém no quesito do Turismo Receptivo encontramos uma pequena carência, como isso, deixa a desejar o esperado 100% do atendimento ao turista. É claro que estamos crescendo e mudando este quadro, mas tudo é um processo de observação e desejo de nossos clientes.

Já para os estudantes, é de extrema importância a participação nos eventos do trade turístico, pois é durante esses eventos que fazemos contatos, trocamos informações, adquirimos experiências, informações, nos interagimos o tempo todo com a atualização do mercado de trabalho, as novas tendências, o que terá pro vir, enfim, ficamos por dentro de tudo que está acontecendo no setor turístico. Com isso, o estudante ficará bem mais seguro e preparado para ver o que espera por ele após sua formação acadêmica. Participar também de cursos e palestras oferecidos durante esses eventos é muito enriquecedor para o conhecimento profissional.

Aristides Faria: Show, Cynthia! Você tem um bom conhecimento do idioma inglês. Em sua visão, qual a importância do domínio de outro(s) idioma(s) para um profissional da Hospitalidade?
IV - Cynthia Caetano: Em primeiro lugar temos que valorizar e obter bom conhecimento em nosso idioma – (Português), depois sim, adquirir conhecimento em outros idiomas. O inglês é o idioma predominante no mundo, porém se quisermos ter destaque profissional temos que sair da mesmice e oferecer ao mercado um diferencial.

Por exemplo: falo inglês e espanhol. Na América do Sul predominam estes dois idiomas. Assim, para eu proporcionar algum diferencial dentro de uma empresa tenho que dominar um idioma diferente como, por exemplo, francês, japonês, italiano, enfim, adaptar o já existente e dominante ao novo, agregando assim cada vez mas experiências.

Aristides Faria: Sempre encerramos nossas entrevistas com um pedido a nossos entrevistados: dicas. Assim, gostaria que você compartilhasse três dicas com a moçada que está ingressando em nossa área de atuação para que estes tenham êxito em suas jornadas. Pode fazer isso?
V - Cynthia Caetano: Sim claro!

Bom para a moçada que ainda está indecisa em que área escolher para obter uma graduação eu indico a área turística. Esta área vai ser de extrema importância para a boa qualidade de vida futuramente. Futuro esse que não está muito longe uma vez que a atividade turística já vem sendo citada para o bom desenvolvimento humano na área de lazer e recreação para pessoas que trabalham muito e precisam de descanso. Mas que não se esqueçam nunca de se capacitarem para atender tal tendência.

Para o pessoal que está iniciando, não deixem de participar de eventos, adquirem conhecimento empírico, façam contatos, conheçam pessoas tracem objetivos a serem atingidos e o melhor não desistam nunca. Façam valer a pena todo o esforço do começo depois com certeza serão recompensados.

E para nós formandos... Força pessoal, o que temos pela frente é oferecer boa qualidade de serviço agregar conhecimento e lançar no mercado turístico novidades para que a cada dia possamos conquistar nossos lugares no mercado de trabalho.
Nos mais, sorte para todos e mais uma vez obrigada pela oportunidade. Um forte abraço a todos e espero ter contribuído com essa entrevista.

Nenhum comentário: