Translate this blog

Pesquisar este blog

4.16.2009

Na crise, é importante se destacar... Mas você sabe fazer isso?

Por: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

De acordo com a empresa de Recursos Humanos (RH) e gestão de carreira, Carrer Center, quando um profissional decide por procurar novas oportunidades, além do currículo, o networking e a entrevista são as principais ferramentas nessa etapa, principalmente para aqueles que ficaram muito tempo no mesmo posto.

Passo a passo

Confira abaixo as dicas dadas pelo Carrer Center para o profissional se destacar no processo de seleção:

Currículo: os resultados obtidos em empregos anteriores mostram o que você pode agregar à empresa. "Não adianta colocar o que fez, tem de dizer o impacto que causou na empresa e mostrar que o profissional busca resultados", afirmou a consultora do Carrer Center, Claudia Monari.

Networking: segundo dados do Carrer Center, 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking, ou uma rede de contatos formada por reuniões, eventos e etc. Atualmente, manter uma rede de contatos é questão de sobrevivência e aprendizado.

Planejamento financeiro: é importante se programar, para não passar por dificuldades financeiras no período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para não ter maiores problemas durante o processo de reinserção no mercado.

Antes da entrevista: descubra tudo sobre a empresa na qual participará de processo seletivo. Informações sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes ajudarão. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia e não chegar atrasado são pontos a serem priorizados.

Durante a entrevista: não existe fórmula para enfrentar uma entrevista de emprego. O que pode levar o profissional ao sucesso são objetivos compatíveis com os da empresa. Algumas dicas podem ajudar nesse momento, como responder somente ao que for perguntado, evitar respostas prontas e decoradas e relatar de forma clara os objetivos pelos quais saiu da empresa anterior.

Salário: somente no final da entrevista é indicado falar sobre salário. Primeiro, descubra mais sobre o cargo disponível, suas características e atribuições. Se necessário, comente sobre seu último salário e benefícios, e sempre esteja aberto para negociações. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.
Postar um comentário