..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.01.2009

Experiências em EaD: Trabalho colaborativo em gestão de eventos

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Aristides Faria
: Como nossos colegas da Comunidade [RH em Hospitalidade] vêm acompanhando, estou liderando a Unidade de Negócios sobre Gestão de Eventos dentro da Comunidade Espaço Empresarial, fundada pelo Consultor Mauro Cesar Vilela. Vou aproveitar nossa experiência atual para ilustrar nossa presente coluna.

Segue a mensagem que enviei aos demais colegas de nosso grupo de trabalho colaborativo:

“Conversei hoje com nosso Fundador Mauro e finalizamos o “Plano de Ação 2009” para nosso Espaço Eventos, o blog que tratará de Gestão de Eventos (na mais ampla concepção do termo). Então, definitivamente, estou gerenciando a Unidade. Estou à disposição de todos, assim como a Unidade!

Gostaria de convidar aos colegas que participem de nossa primeira atividade. Trata-se de uma enquete sobre o tema das publicações nossa segunda semana de trabalho. Estou formatando uma linha editorial e gostaria de trabalhar com um horizonte de três meses, conforme orientações do Mauro. Assim, a participação de nossos colegas quanto ao primeiro passo/publicação é fundamental.

Vamos deixar nossa primeira enquete no ar até a próxima terça-feira (07/04), quando já passo a escrever e multiplicar artigos sobre o tema mais votado. Os demais votos serão levados em consideração, mas o foco estará no tema de mais relevância. Ok?

Em nossa primeira eleição editorial nossos colegas poderão escolher sobre os seguintes temas: A. Requisitos para escolher os eventos em que vou investir recursos e energia (custo/benefício); B. Comprei um stand. Como tirar melhor proveito da feira?; C. Números do mercado de eventos no Brasil

Clique aqui para votar!

No Espaço Eventos deixei algumas instruções sobre a utilização da RSS disponível no sistema. Confiram e entendam melhor do que se trata a "Really Simple Syndication". Vale a pena”!

O objetivo em compartilhar em nossa coluna este e-mail informativo é provocar nossos amigos leitores a participarem tanto de nossoas comunidades e consequentemente de seus projetos, produtos e serviços, mas, além disso, a tomarem lugar neste universo instigante do trabalho remoto e desterritorializado. É notável trocar vivências, conhecimentos e fazer negócios com pessoas de todo o planeta! Participem e contem suas experiências! Precisamos de mais participações em nossa coluna!

Lucas Siqueira: Os mecanismos que a internet oferece facilitam e muito o compartilhamento de informações, os grupos de e-mail, conforme abordamos semana passada são responsáveis pela divulgação de informações preciosas em relação a eventos e oportunidades nas áreas em que se concentram. E estar informado, é algo que qualquer profissional em qualquer área de atuação.

Um dos sistemas mais populares atualmente - se não o mais - é o Twitter, que na época que surgiu foi classificado como um microblog, afinal a idéia principal era elaborar posts rápidos com apenas 140 caracteres, baseado na pergunta inicial “o que você está fazendo?” obrigando o usuário a ser criativo e possuir uma boa capacidade de síntese, o que torna essa ferramenta única. Onde existem os seguidores e o seguidos e um seguidor não é necessariamente um seguido. Afinal todas as suas atualizações serão recebidas pelos seu seguidores, mas se se você segue o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, talvez ele não receba as suas atualizações Porém, durante sua evolução o Twitter deixou de ser considerado um microblog (na verdade nunca foi) para se transformar em uma grande rede de relacionamento.

Entretanto, o Twitter possui características completamente diferentes da maior rede relacionamento utilizada no país: Orkut. O fenômeno Twitter atingiu um nível de popularidade tão grande que foi capa da Revista Época recentemente. Muitas empresas e profissionais utilizam o Twitter para a divulgação de vagas e serviços, grandes ONG’s como o WWF e o Greenpeace também utilizam essa ferramenta como uma forma de divulgação de suas ações. O Twitter se consolida também como uma fonte de informações em tempo real, já que jornais, e emissoras de TV como CNN, utilizam-no como mais uma de suas ferramentas de comunicação.

Atualmente professores e estudantes utilizam o Twitter no processo de aprendizagem colaborativa seja para mandar informações ou para acompanhar os congressos realizados. Como é algo recente, o Twitter ainda não possui um objetivo definido, porém demonstra algumas projeções como a distribuição de informação de maneira rápida e dinâmica, o que no caso da aprendizagem colaborativa e desterritorializado é imprescindível.

Estamos entrando no Twitter!

Saiba mais sobre redes sociais!

A Consultoria [RH em Hospitalidade] possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem! Saiba mais clicando aqui!

Nenhum comentário: