..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.17.2009

Cinco toques com... Cristina Cinesi

Por: Aristides Faria

O blog [RH em Hospitalidade] apresenta quinzenalmente um espaço de entrevistas chamado “Cinco toques com...”. São entrevistas rápidas com pessoas do trade turístico e profissionais de RH acerca de seu momento na carreira, as perspectivas do mercado e projetos futuros. Com a palavra, o pessoal um com o pé no mercado, atualizado com o que acontece nos diversos segmentos da Hospitalidade Comercial.

Aristides Faria: Olá Cristina! Seja muito bem vinda a nosso espaço “Cinco toques com...”. É um prazer poder lhe apresentar a nossos colegas do [RH em Hospitalidade]. O espaço é seu, conte um pouco de sua trajetória para a gente! Fique à vontade!
I - Cristina Cinesi: Olá Aristides obrigada pela oportunidade de poder expor um pouco mais de minha trajetória. Sou graduada em Gestão Hoteleira pela Universidade Anhembi Morumbi e estou cursando Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV, também assim me dará maior enfoque a área Administrativa de um Hotel, pretendo seguir no Departamento de Vendas e Marketing e ainda aprofundar meus estudos em Marketing, ainda acho isso uma chave fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empresa.

Aristides Faria: Você é graduada em Gestão Hoteleira pela UAM, então! Show! É uma instituição bastante respeitada. Mais especificamente, em trabalho de conclusão de curso, qual foi o tema que você adotou para escrever sua monografia? Tem planos para continuar neste campo agora na Especialização?
II - Cristina Cinesi: O tema do chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi para todos da sala, uma consultoria em algum Hotel da cidade de São Paulo, foi um trabalho muito interessante pois pudemos ter contato direto com o hotel e seus colaboradores durante o último ano do curso inteiro, foi como estivéssemos atuando como reais consultores, o trabalho consistiu em levantar em cima de todos os dados desde financeiros e até pesquisas feitas com hóspedes os pontos negativos do hotel, oferecer algumas soluções para os variados pontos fracos inclusive com orçamentos das opções, enfim, deu uma visão bastante ampla sobre o meio de Hospedagem. Acredito que a área de consultoria em hotéis é bastante comprometedora, uma vez que Hotelaria nada mais é que EXCELÊNCIA EM SERVIÇO.

Aristides Faria: Quando ao segundo (e terceiro, no caso) idioma. Para a carreira em Turismo & Hotelaria, qual a importância que você credita ao conhecimento de outros idiomas e culturas?
III - Cristina Cinesi: O conhecimento de idiomas é imprescindível, hoje em dia o inglês e até mesmo o espanhol já são considerados como básicos na maior parte dos hotéis e é claro que quanto maior a fluência e número de línguas que souber maiores e melhores serão as oportunidade oferecidas. Já a experiência no exterior também abre muitas portas, pelo fato da vivência cultural, idiomas, coisas que fazem parte do dia-a-dia do Turismólogo e do Hoteleiro.

Aristides Faria: Na mesma linha do toque “anterior”, gostaria que você nos contasse um pouco da experiência internacional. Pode fazer isso? Você deve ter vivido experiências e tanto, não?!
IV - Cristina Cinesi: Durante as férias da faculdade fiz um programa para estudantes no qual muitas agências de intercâmbio possuem, assim optei em ir fazer o programa “Work & Travel” especializado exatamente para estudantes com trabalho remunerado durante as férias, trabalhei na rede “Marriott Marco Island Golf & SPA Resort” na Florida, era um resort fantástico, estagiei no Departamento de Governança e conheci gente do Mundo inteiro, foi esse estágio que mais futuramente me abriu novas oportunidades, além de ter melhorado o inglês e até mesmo o espanhol, pois durante esse período morava com duas meninas do Peru e uma Argentina.

Aristides Faria: Cristina, costumamos encerrar nossas entrevistas com um pedido: dicas! Que dicas você ofereceria ao pessoal que gostaria de escolher a carreira de Turismo & Hotelaria? De acordo com sua vivência em hotelaria, o que você diria para a moçada mais jovem?
V - Cristina Cinesi: Hotelaria é uma área que existe muita dedicação, estamos lidando com pessoas diariamente 24 horas, lidando com sonhos e fantasias, é necessário antes de tudo saber fantasiar esse produto chamado “Hotel”. É uma área em crescimento, quem tem interesse em achar emprego no exterior, nessa área certamente nunca vai faltar, hotéis sempre serão necessários, sejam eles para Business, lazer, convenções... e com crise ou sem crise as pessoas continuam viajando e se hospedando.

Mas na minha vivência apesar de ser pouca ainda acredito que a área de Consultoria ainda é uma área não muito explorada e muito ligada a qualidade (ISO 9001), e hotelaria é muito disso, muitas associações de Hotéis de Luxo como “Leading Hotels of the World”, “Relaix Chateux” e até mesmo redes como Hilton, Marriott possuem seus consultores que fazem visitas anuais (tudo isso disfarçadamente) para analisarem a qualidade de serviços, atendimentos, análises minuciosas baseados em check-list, para assim receberem notas a entrarem em seus Diretórios anuais. Além disso acho a área de Vendas & Marketing bastante interessante, já tive a oportunidade de estagiar nessa área no Hotel Emiliano (membro da Leading Hotels of the World) em São Paulo, e acho que é um dos principais canais de distribuição do hotel.

20 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a entrevista! Acho que é fundamental mesmo para o profissional de turismo e hotelaria conhecer vários lugares do planeta e falar diversos idiomas, sendo que inglês e espanhol devem ser fluentes mesmo. Experiências trabalhando em outros países podem ser realmente um diferencial.
ps: A Cris ta linda com esse visual Age of Aquarius.

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

Show, Carlos!

A carreira em Turismo é global! E encara-la desta forma traz, além de enriquecimento cultural, grande diferencial competitivo!

Grande abraço e continue em contato!

Sucesso sempre,
Aristides Faria

Unknown disse...

Esclarecedor. Obrigado.

Jean C. Talavera disse...

Excelente entrevista para os profissionais que estão iniciando na área de hotelaria, onde a Cristina aborda dois segmentos muito interessantes que podem ser focados nessa carreira, sendo o de consultoria ligada a qualidade (ISO 9001) e o de Vendas e Marketing, entretanto, ela ressalta a necessidade de se estar em constante aprimoramento, não só de línguas como conhecimento técnico e intelectual, pois os candidatos mais preparados sempre terão mercado de trabalho garantido com ou sem crise.
Parabéns!

Guilherme Vasconcelos disse...

Muito bem lembrado na entrevista que a busca pelo conhecimento não deve se ater somente à area técnica de atuação profissional. Hoje o mercado de trabalho exige profissionais versáteis e com uma visão muito ampla, com dominância por exemplo e mais de um idioma, vivência no exterior além de uma enorme capacidade de se relacionar com os mais variados tipos de pessoas.
Nesta entrevista ficou claro que a vivência aliada com o nível de formação definem quem serão os profissionais de destaque no futuro.
Gostaria de acrescentar para fechar o comentário que uma grande necessidade não só na área de Hotelaria mas em todas as demais, é de haver uma melhor compreensão dos diversos tipos de ser humano que existem para obtermos mais êxito em nossas relações profissionais e pessoais.Detalhe, não é preciso sermos formados em pesicologia...rs

Um grande abraço à todos!

Marianne Vichesi disse...

ótima entrevista!! Gostaria de saber mais sobre esta pós na FGV também. Sobre idiomas, também acho fundamental experiências no exterior e conhecimento de outros idiomas.

Matheus C! disse...

Foco é tudo.

Unknown disse...

Cris, tudo oq vc relatou é bem verdade. Hoje em dia temos q trabalhar com mta dedicação e nos esforçarmos para chegar a nossas metas. O Turismo é algo que só tem de a crescer cada vez mais, proporcionando o bem estar dos turistas. Parabens Cris, sucesso !

Juliana Guida disse...

Achei a entrevista muito interessante.

Ћomas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ћomas disse...

- Bem boa a entrevista! A Cristina mostra ter uma ampla visão da 'fisiologia' do Turismo, dos anseios do cliente ao programar uma viagem e da dinâmica em atender da melhor forma possível a tal demanda, cada vez mais exigente de bons serviços.
Fico tranquilo em saber que existem pessoas com tal visão, mas que cuidam dos detalhes, com a atitude necessária para o real desenvolvimento do nosso grande potencial turístico. Parabéns!

Anônimo disse...

Muy buena la entrevista! Me pone contento saber que seguís creciendo en tu ambiente! Siempre predispuesta al trabajo y regalando tu mejor sonrisa! Bien ahí!
Saludos!

Nicolás,
Buenos Aires.

otavio disse...

Legal !!! Essa entrevista deixa claro q o profissional de turismo tem de ser versatil e ter uma cultura geral sobre todos os aspectos na área de turismo. E a pós graduação é mto importante para focar na área em que se está procurando sucesso.
Os idiomas são fundamentais em todas as áreas, e em turismo então é mais ainda.
Parabéns Cris, desse jeito vc vai looonge...

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Mais, uma entrevista muito excelente!
A Cinco Toques é uma ferramenta execelente de contato com a realidade do mercado. E o mais interessante é que os entrevistados são de todas as áreas do Turismo, o que enriquece ainda mais o conteúdo!
Cristina, continue nesse caminho que você vai ser muito bem sucedida!Concordo com você, quando você diz que os hotéis são fundamentais, de fato, sem eles não existiria turismo. E trabalhar com pessoas é algo complicado porém maravilhoso.
Sucesso sempre!

Thiago Capucci disse...

Muito Legal as dicas que a profissional Cristina Cinesi deu...Acredito que possamos aproveitar as experiencias vividas por ela em nosso dia a dia. Gostei bastante de sua experiencia internacional e fiquei sabendo que ela trablhou no Emiliano em São Paulo, o que não é pra qualquer pessoa.

Muito Sucesso

Karina Sousa disse...

Muito boa a entrevista. Tinha que ser minha amiga!!!

Viva a hotelaria!

Anônimo disse...

Cristina is a great professional, helped a lot the Marriot Hotel in the period that she was with us, I am very grateful for it and only wish success in her professional life.

Regards,

Annie Taylor

Unknown disse...

Achei muito boa a entrevista. Apesar de eu não ser do ramo de hotelaria e turismo, e sim do mercado financeiro, eu tenho certeza de que preparação é fundamental para o desenvolvimento do profissional. O ramo de hotelaria é cada vez mais concorrido e para se destacar entre os profissionais desta area é necessario ter diferenciais. Experiências em outros paises, aprender novas linguas e aprimorar os conhecimento por meio de pos-graduações, especializações, cursos, etc, são importantes para criar estes diferenciais. O estudo é uma ferramenta importante que não deve nunca ser deixada de lado para não nos tornarmos profissionais obsoletos ou desatualizados.

Parabéns pela entrevista Cris

Abraço a todos

Daniel Coimbra

Luiza disse...

Adorei a entrevista!
Parabéns, Cris!