Translate this blog

Pesquisar este blog

4.17.2009

Cinco toques com... Cristina Cinesi

Por: Aristides Faria

O blog [RH em Hospitalidade] apresenta quinzenalmente um espaço de entrevistas chamado “Cinco toques com...”. São entrevistas rápidas com pessoas do trade turístico e profissionais de RH acerca de seu momento na carreira, as perspectivas do mercado e projetos futuros. Com a palavra, o pessoal um com o pé no mercado, atualizado com o que acontece nos diversos segmentos da Hospitalidade Comercial.

Aristides Faria: Olá Cristina! Seja muito bem vinda a nosso espaço “Cinco toques com...”. É um prazer poder lhe apresentar a nossos colegas do [RH em Hospitalidade]. O espaço é seu, conte um pouco de sua trajetória para a gente! Fique à vontade!
I - Cristina Cinesi: Olá Aristides obrigada pela oportunidade de poder expor um pouco mais de minha trajetória. Sou graduada em Gestão Hoteleira pela Universidade Anhembi Morumbi e estou cursando Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV, também assim me dará maior enfoque a área Administrativa de um Hotel, pretendo seguir no Departamento de Vendas e Marketing e ainda aprofundar meus estudos em Marketing, ainda acho isso uma chave fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empresa.

Aristides Faria: Você é graduada em Gestão Hoteleira pela UAM, então! Show! É uma instituição bastante respeitada. Mais especificamente, em trabalho de conclusão de curso, qual foi o tema que você adotou para escrever sua monografia? Tem planos para continuar neste campo agora na Especialização?
II - Cristina Cinesi: O tema do chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi para todos da sala, uma consultoria em algum Hotel da cidade de São Paulo, foi um trabalho muito interessante pois pudemos ter contato direto com o hotel e seus colaboradores durante o último ano do curso inteiro, foi como estivéssemos atuando como reais consultores, o trabalho consistiu em levantar em cima de todos os dados desde financeiros e até pesquisas feitas com hóspedes os pontos negativos do hotel, oferecer algumas soluções para os variados pontos fracos inclusive com orçamentos das opções, enfim, deu uma visão bastante ampla sobre o meio de Hospedagem. Acredito que a área de consultoria em hotéis é bastante comprometedora, uma vez que Hotelaria nada mais é que EXCELÊNCIA EM SERVIÇO.

Aristides Faria: Quando ao segundo (e terceiro, no caso) idioma. Para a carreira em Turismo & Hotelaria, qual a importância que você credita ao conhecimento de outros idiomas e culturas?
III - Cristina Cinesi: O conhecimento de idiomas é imprescindível, hoje em dia o inglês e até mesmo o espanhol já são considerados como básicos na maior parte dos hotéis e é claro que quanto maior a fluência e número de línguas que souber maiores e melhores serão as oportunidade oferecidas. Já a experiência no exterior também abre muitas portas, pelo fato da vivência cultural, idiomas, coisas que fazem parte do dia-a-dia do Turismólogo e do Hoteleiro.

Aristides Faria: Na mesma linha do toque “anterior”, gostaria que você nos contasse um pouco da experiência internacional. Pode fazer isso? Você deve ter vivido experiências e tanto, não?!
IV - Cristina Cinesi: Durante as férias da faculdade fiz um programa para estudantes no qual muitas agências de intercâmbio possuem, assim optei em ir fazer o programa “Work & Travel” especializado exatamente para estudantes com trabalho remunerado durante as férias, trabalhei na rede “Marriott Marco Island Golf & SPA Resort” na Florida, era um resort fantástico, estagiei no Departamento de Governança e conheci gente do Mundo inteiro, foi esse estágio que mais futuramente me abriu novas oportunidades, além de ter melhorado o inglês e até mesmo o espanhol, pois durante esse período morava com duas meninas do Peru e uma Argentina.

Aristides Faria: Cristina, costumamos encerrar nossas entrevistas com um pedido: dicas! Que dicas você ofereceria ao pessoal que gostaria de escolher a carreira de Turismo & Hotelaria? De acordo com sua vivência em hotelaria, o que você diria para a moçada mais jovem?
V - Cristina Cinesi: Hotelaria é uma área que existe muita dedicação, estamos lidando com pessoas diariamente 24 horas, lidando com sonhos e fantasias, é necessário antes de tudo saber fantasiar esse produto chamado “Hotel”. É uma área em crescimento, quem tem interesse em achar emprego no exterior, nessa área certamente nunca vai faltar, hotéis sempre serão necessários, sejam eles para Business, lazer, convenções... e com crise ou sem crise as pessoas continuam viajando e se hospedando.

Mas na minha vivência apesar de ser pouca ainda acredito que a área de Consultoria ainda é uma área não muito explorada e muito ligada a qualidade (ISO 9001), e hotelaria é muito disso, muitas associações de Hotéis de Luxo como “Leading Hotels of the World”, “Relaix Chateux” e até mesmo redes como Hilton, Marriott possuem seus consultores que fazem visitas anuais (tudo isso disfarçadamente) para analisarem a qualidade de serviços, atendimentos, análises minuciosas baseados em check-list, para assim receberem notas a entrarem em seus Diretórios anuais. Além disso acho a área de Vendas & Marketing bastante interessante, já tive a oportunidade de estagiar nessa área no Hotel Emiliano (membro da Leading Hotels of the World) em São Paulo, e acho que é um dos principais canais de distribuição do hotel.
Postar um comentário