..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.17.2009

Ser popular é sinônimo de sucesso profissional?

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney

Simpáticos, receptivos, bem-humorados, felizes, essas são algumas características de um profissional popular. Mas será que popularidade é sinônimo de sucesso?

Para o gerente de relacionamento da RH Info, consultoria em recursos humanos, Koan Song, o sucesso de uma pessoa popular na carreira depende fundamentalmente da função exercida.

"Em algumas funções, a popularidade da pessoa é mais exigida e, por isso, torna-se evidente, como secretárias, assistente de marketing, gerente comercial, entre outras. Já em outros cargos, essa popularidade é indiferente, como, por exemplo, operadores de telemarketing".

Benefícios

De acordo com Song, o profissional popular pode tornar o ambiente de trabalho mais alegre, além de facilitar os diálogos entre os membros da equipe.

"O profissional se destaca na sua área de trabalho a partir de três vertentes: um bom grau de relacionamento, formação acadêmica e experiência na função exercida. Pesquisas indicam que em torno de 30% das demissões são decorrentes de aspectos de ordem pessoal e da ausência de um bom relacionamento entre as equipes de trabalho".

Song ressalta também que uma pessoa popular nem sempre possui um bom relacionamento. E, por outro lado, quem tem facilidade e bom relacionamento pode não ser popular.

Excesso

Segundo Song, a popularidade em excesso também pode atrapalhar uma carreira. "Considerando a popularidade como sendo o fator que torna uma pessoa amigável e simpática, há algumas situações em que ela é prejudicial, como, por exemplo, todos os ambientes nos quais são exigidos um trabalho mais individualizado, como em uma central de atendimento, em que a conversa ou intromissão no serviço atrapalham".

Dicas

Para não cometer gafes e para se tornar uma pessoa popular na carreira, Song destaca que basta seguir as principais normas de um bom relacionamento:

Comportamento Pessoal: Sempre antes de tomar alguma atitude, procure se colocar no lugar dos outros;

Comunicação: É importante saber ouvir e falar de forma clara e objetiva;

Inciativa: Tenha iniciativa em desenvolver mais ações, mas sem prejudicar as atividades dos seus colegas de trabalho.

Nenhum comentário: