..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.17.2009

O que é ter uma carreira sustentável?

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães - Portal Administradores

Frequentemente abordada na mídia e nas reuniões de empresas, a sustentabilidade faz parte do sonho de muitas instituições. Porém, tal conceito também precisa ser aplicado na sua carreira. Diante disso surge a indagação: afinal, o que é ter uma carreira sustentável?

De acordo com a sócia-diretora e coordenadora da Trevisan Consultoria, Iêda Novais, ter uma carreira sustentável é transpor os conceitos de uma empresa responsável, ou seja, promover um equilíbrio, mental e ambiental no seu cotidiano.

"A realidade é que hoje o profissional deve cuidar da sua própria carreira, mas em sintonia com os valores éticos, as crenças e a missão da organização para a qual está trabalhando".

O que fazer?

Para Iêda, a estabilidade emocional é uma das características fundamentais que o profissional sustentável deve ter.

"O mercado cada vez mais exige um profissional com os seus valores pessoais ligados ao seu conhecimento. A pessoa precisa estar alinhada com a empresa. Por exemplo, se você acredita que fumar prejudica a saúde das pessoas, automaticamente, terá restrições a uma indústria de cigarros".

Perfil

Como deve se comportar um profissional sustentável? Quais são os seus principais diferenciais diante dos outros colegas de trabalho?

Segundo Iêda, há algumas características essenciais para quem almeja ter uma carreira sustentável. Veja a lista abaixo:

- Ser bom no que faz; Priorizar a sintonia entre seus valores pessoais e os da empresa; Manter a estabilidade emocional, mesmo diante de situações adversas; Desenvolver o papel de liderança; Ser capaz de adaptar-se à novas culturas; Mostrar o lado operacional bem desenvolvido.

Os desafios

Iêda afirma que a adoção de uma conduta sustentável será possível por meio do desenvolvimento das competências de cada um, ocasionando o advento de equipes flexíveis, com colaboradores mais autoconfiantes, gerenciáveis por si própios e com enorme capacidade de atualização.

Os desafios do profissional sustentável incluem pensar e agir em um contexto global, ampliando o propósito das corporações para além dos resultados financeiros e evidenciando a ética. Já para as empresas, a meta será valorizar as pessoas por meio da retenção de talentos.

Nenhum comentário: