..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.23.2009

Fique esperto! Veja atitudes que podem ajudar ou atrapalhar de vez a carreira

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney

Alguns comportamentos no ambiente profissional podem, com o tempo, alavancar a sua carreira ou prejudicá-la radicalmente. Diante disso, você sabe que atitudes tomar para crescer? E quais delas devem ser evitadas?

De acordo com o diretor da consultoria empresarial AssertRH, Benedito Milioni, a melhor atitude que um profissional deve ter para tornar a sua carreira vitoriosa é levá-la a sério.

"O profissional deve levar a sério a carreira, investindo tempo, esforço, aprendizado e coragem para mudar, quando for necessário. Todos temos de ser os arquitetos das nossas carreiras, mesmo porque, em última análise, sempre seremos os principais beneficiados ou vítimas, dependendo das nossas escolhas".

Pontos valiosos

Para a gerente de Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, algumas atitudes podem ajudar bastante o crescimento profissional:

- Flexibilidade: "Hoje em dia, o profissional tem de ter flexibilidade e uma adaptação rápida para a mudança. Quanto mais isso acontecer, maior será a possibilidade de sucesso";

- Ser generalista: "O profissional precisa se especializar em uma área. Entretanto, ao mesmo tempo, ele também necessita ter uma visão generalista, do mercado como um todo. Por isso, buscar sempre informações e conhecimento é um lema para o sucesso";

- Participar de eventos: "Os eventos fora do ambiente de trabalho são uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e receber novas propostas";

- Bom relacionamento: "Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental. Lembre-se que hoje você pode estar falando com um colega que exerce a mesma função, mas amanhã essa mesma pessoa pode ser sua chefe";

Stop!

Por outro lado, Milioni ressalta que algumas ações podem ser bastante prejudiciais à carreira. Entre elas, a indiferença, a negligência, o amadorismo e o não cumprimento da palavra empenhada. "Todos devemos lembrar que estamos permanentemente sob o julgamento e avaliação das demais pessoas, em todas as esferas da estrutura organizacional da empresa", diz Milioni.


Andréa destaca também que a falta de controle emocional, a instabilidade na carreira - troca constante de emprego - e os atrasos são atitudes reprováveis. "O atraso representa a falta de comprometimento profissional. Por isso, não adianta ter como desculpa o trânsito. O ideal é planejar o horário com antecedência", finaliza Andréa.

Nenhum comentário: