..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.30.2009

Filósofos inspiram busca da superação do desemprego

Por: Cássio Aoqui - Editor-Assistente de Empregos & Carreiras

Ao perder o cargo de diretor de comunicação, o jornalista francês Jean-Louis Cianni se viu diante da autoestima em baixa, da sensação de fracasso, da solidão. Sentimentos em geral comuns a desempregados.

Em vez de recorrer a cursos de qualificação, terapias e livros de autoajuda, no entanto, puxou da estante textos de filosofia e fez deles remédios para a "provação concreta, comparável a uma espécie de morte".

Com esse olhar, Cianni escreve "A Filosofia como Remédio para o Desemprego", recém-lançado pela Best Seller.

Em 13 capítulos, discorre sobre experiências da morte de ilustres filósofos, relacionando-as às intempéries do desemprego.

Assim, busca autoconhecimento nas palavras de Sócrates, unidade da alma e do corpo em Spinoza e renascimento após a morte em Pitágoras; reflete sobre as vantagens do cinismo em Diógenes e sobre a autoestima em Montaigne. Santo Agostinho, Schopenhauer, Epicuro, Pirro, Abelardo, Sêneca, Heidegger e Diderot completam essa lista.

Como não deixa de ressaltar, os textos reunidos não pretendem constituir um tratado de filosofia. "São limiares, preliminares, variações leves sobre um tema considerado sério."

Parafraseando Nietzsche, o autor considera que é preciso "tratar os grandes problemas como se fossem um banho frio: entrar e sair rapidamente". Essa é a principal negativa do livro. Nesse "entrar e sair rapidamente", muitas das analogias ficam restritas a memórias pessoais, sem que fique clara ao leitor a relação filosofia-desemprego - como ocorre no desconexo capítulo que trata da autoestima e Montaigne.

Cianni cumpre bem, contudo, a função de atiçar o desejo do leigo em buscar sabedoria nos filósofos. E, sem rodeios, logra escapar da autoajuda quando ele próprio reconhece que "o tratamento filosófico não teve nenhuma eficiência prática imediata", mas permitiu "diagnóstico justo" da doença fúnebre do desemprego.


--------------------------------------------------------------------------------

LIVRO - "A Filosofia como Remédio para o Desemprego" - Jean-Louis Cianni; ed. Best Seller; 240 págs.; R$ 19,90

Nenhum comentário: