..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.11.2009

Experiências em EaD: os 3R’s e a EaD

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Em tempos de responsabilidade sócio-ambiental, há três práticas que devem passar a fazer parte de nosso dia-a-dia. Seja em casa ou no trabalho. Trata-se da “fórmula mágica” dos 3R’s. São eles: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Necessariamente nesta ordem.

O intuito deste lema, ou melhor, deste estilo de vida é reduzir o a produção e o processamento dos diversos insumos que consumimos; reutilizar ao máximo os produtos e suas embalagens uma vez que já foram produzidos; e, por fim, promover a destinação correta dos resíduos sólidos, facilitando a reciclagem, tornando rejeitos em matéria prima para os mais variados processos produtivos.

Aristides Faria: Particularmente, com meu trabalho baseado na internet, venho reduzindo bastante (nem sempre voluntariamente) o volume de papel e tinta para impressão utilizado por mim e meus parceiros. Digitalização de documentos, up-load’s e e-mail’s vêm auxiliando neste processo. Quando temos de executar impressões, buscamos usar os dois lados do papel. Além disso, priorizamos o papel reciclado nas impressões que temos “mesmo” de fazer. Hoje estes materiais tem qualidade excelente, além de custarem o mesmo e ainda fazerem nosso filme no mercado. Sim, há situações em que evitamos mal-entendidos e optamos pelo papel branco, mais formal. Por enquanto.

Lucas Siqueira
: Hoje, eu gostaria de falar sobre algo que vem me auxiliado bastante nos meus estudos de pós-graduação : Os artigos e livros em formato eletrônico.

A disponibilização de arquivos em formato PDF é uma ferramenta que auxilia muito na pesquisa bibliográfica e documental. Como sou bastante ligado em assuntos relacionados à internet, pesquisar esse tipo de material em websites é algo bastante comum e prazeroso. Durante uma dessas buscas, no caso relacionadas ao ecoturismo, consegui obter materiais muito interessantes em websites de Universidades e ONG’s, como a WWF, Conservação Internacional, FUNBIO e a IUCN.
São materiais excelentes, capazes de auxiliar durante o tão complicado processo de pesquisa. Os livros impressos ainda são importantes e fundamentais, porém utilizar livros em formato eletrônico é algo que deve ser estimulado por aqueles que trabalham em EaD, no sentido de democratizar o acesso a produção técnico-científica que é fundamental para a consolidação da aprendizagem colaborativa.

Gostaria, também, de indicar um website do governo onde é possível encontrar materiais eletrônicos muito interessantes: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, é só escolher o tema desejado e pesquisar.

Confira aqui uma ótima opção em EaD!

Nenhum comentário: