Translate this blog

Pesquisar este blog

3.25.2009

Experiências em EaD: E-groupware

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

As ferramentas colaborativas e a aprendizagem organizacional – virtual ou presencial – são tópicos que vêm ganhando relevância no mundo corporativo. Tais ferramentas costumam estar vinculadas a grupos ou comunidades, sejam empresariais ou não. Famílias, inclusive, utilizam estes dispositivos para fortalecerem contatos intercontinentais (em casos de comprovação de descendência, por exemplo). São ferramentas e demandas de convívio sem limitações geográficas ou temporais.

Ambientes propícios à aprendizagem e ao enriquecimento intelectual e cultural são a vedete do momento. Acredita-se que apenas por meio de um ambiente nestas “condições atmosféricas” torna-se possível proporcionar motivação duradoura aos profissionais dos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Aristides Faria: Estou iniciando uma nova empreitada. É a oportunidade de administrar a Unidade de Negócios “Espaço Eventos”, blog vinculado à comunidade Espaço Empresarial, fundada há cerca de um ano pelo Consultor Mauro César Leite de Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo do Espaço Eventos é desenvolver atividades que proporcionem aos membros do Espaço Empresarial um ambiente virtual – que certamente irá estender-se ao presencial – repleto de possibilidades de aprendizagem e enriquecimento intelectual e cultural.

Vamos trabalhar em duas frentes: a primeira delas desenvolvendo conteúdo com foco na atuação profissional dentro da concepção, planejamento e execução de eventos dos mais variados tipos e tamanhos, inclusive virtuais; a segunda, cooptando parceiros e proporcionando negócios para os colegas – aproximadamente 500 – que participam de nossa comunidade.

A exemplo das Unidades de Negócios – baseadas em blogs –, o Mauro vai liderar uma reunião virtual acerca da ferramenta E-groupware, que é um software de gerenciamento profissional disponível gratuitamente para os membros de nossa comunidade. O E-groupware dispõe de agenda, gestão de contatos, gestão de tarefas, gestão de projetos, planilha de tempo, favoritos, HD virtual, além de outros recursos ainda não disponibilizados. Vale a pena participar de nossa comunidade!

Lucas Siqueira: Atualmente, a internet é um grande manancial de informações e contatos. Participar de grupos como estes e até mesmo de grupos de sites como o Yahoo e o Google é algo que contribui bastante para a aquisição de informações e criação de contatos. Hoje, um pouco mais cedo alterei algumas configurações de conta no Yahoo, e (re)descobri que eu participo de 7 grupos, alguns muito ativos outros nem tanto. Contudo, o importante é que é possível estabelecer contatos com profissionais da mesma área e também de áreas afins, o que enriquece ainda mais esse convívio na websfera. Também participo do grupo da Associação Nacional de Pesquisa E Pós-Graduação Em Turismo (ANPTUR), que é um grupo especificamente voltado para minha área de formação inicial.

Nesse sentido, a troca de informações e experiências [propósito da coluna "Experiências em EaD"] é algo bastante válido e fundamental para a formação profissional de todos. Ainda sim, é necessário que exista um convívio harmonioso entre os participantes dos grupos, que é fundamental quando se trata de aprendizagem colaborativa.

Para fazer parte do Espaço Empresarial visite nossa página clicando aqui!

Conheça o Espaço Eventos, blog ligado à nossa comunidade!

Para saber de uma oportunidade interessante em EaD clique aqui!
Postar um comentário