..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.25.2009

Experiências em EaD: E-groupware

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

As ferramentas colaborativas e a aprendizagem organizacional – virtual ou presencial – são tópicos que vêm ganhando relevância no mundo corporativo. Tais ferramentas costumam estar vinculadas a grupos ou comunidades, sejam empresariais ou não. Famílias, inclusive, utilizam estes dispositivos para fortalecerem contatos intercontinentais (em casos de comprovação de descendência, por exemplo). São ferramentas e demandas de convívio sem limitações geográficas ou temporais.

Ambientes propícios à aprendizagem e ao enriquecimento intelectual e cultural são a vedete do momento. Acredita-se que apenas por meio de um ambiente nestas “condições atmosféricas” torna-se possível proporcionar motivação duradoura aos profissionais dos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Aristides Faria: Estou iniciando uma nova empreitada. É a oportunidade de administrar a Unidade de Negócios “Espaço Eventos”, blog vinculado à comunidade Espaço Empresarial, fundada há cerca de um ano pelo Consultor Mauro César Leite de Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo do Espaço Eventos é desenvolver atividades que proporcionem aos membros do Espaço Empresarial um ambiente virtual – que certamente irá estender-se ao presencial – repleto de possibilidades de aprendizagem e enriquecimento intelectual e cultural.

Vamos trabalhar em duas frentes: a primeira delas desenvolvendo conteúdo com foco na atuação profissional dentro da concepção, planejamento e execução de eventos dos mais variados tipos e tamanhos, inclusive virtuais; a segunda, cooptando parceiros e proporcionando negócios para os colegas – aproximadamente 500 – que participam de nossa comunidade.

A exemplo das Unidades de Negócios – baseadas em blogs –, o Mauro vai liderar uma reunião virtual acerca da ferramenta E-groupware, que é um software de gerenciamento profissional disponível gratuitamente para os membros de nossa comunidade. O E-groupware dispõe de agenda, gestão de contatos, gestão de tarefas, gestão de projetos, planilha de tempo, favoritos, HD virtual, além de outros recursos ainda não disponibilizados. Vale a pena participar de nossa comunidade!

Lucas Siqueira: Atualmente, a internet é um grande manancial de informações e contatos. Participar de grupos como estes e até mesmo de grupos de sites como o Yahoo e o Google é algo que contribui bastante para a aquisição de informações e criação de contatos. Hoje, um pouco mais cedo alterei algumas configurações de conta no Yahoo, e (re)descobri que eu participo de 7 grupos, alguns muito ativos outros nem tanto. Contudo, o importante é que é possível estabelecer contatos com profissionais da mesma área e também de áreas afins, o que enriquece ainda mais esse convívio na websfera. Também participo do grupo da Associação Nacional de Pesquisa E Pós-Graduação Em Turismo (ANPTUR), que é um grupo especificamente voltado para minha área de formação inicial.

Nesse sentido, a troca de informações e experiências [propósito da coluna "Experiências em EaD"] é algo bastante válido e fundamental para a formação profissional de todos. Ainda sim, é necessário que exista um convívio harmonioso entre os participantes dos grupos, que é fundamental quando se trata de aprendizagem colaborativa.

Para fazer parte do Espaço Empresarial visite nossa página clicando aqui!

Conheça o Espaço Eventos, blog ligado à nossa comunidade!

Para saber de uma oportunidade interessante em EaD clique aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Aristides, mais uma vez parabéns pelo blog. Queria te informar que estou com uma nova logomarca no Blogando Turismo e queria te pedir pra atualizar a logo que vc usa aqui no RH EM HOSPITALIDADE.

Obrigado pelo seu importante apoio.

Abraço!!

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

Olá pessoal!

Como nossa postagem "diz", ontem tivemos uma reunião virtual por meio do Ambiente Virtual da "Sua Sala" (www.suasala.com.br).

O evento foi conduzido pelo Mauro Cesar Leite, fundador de nosso "Espaço Empresarial" e quem nos disponibilizou gentilmente a ferramenta.

Ao encerramento apresentei um ponto forte e um fraco. A ferramenta é completíssima, um pouco completa, mas que é fácil de familiarizar-se. Vamos aos pontos:

Forte: vai permitir muito mais interação entre nós do Espaço. Sincronismo total! Fantástico. Creio que o compartilhamento de agendas, tarefas e projetos são o "quente" do software - que está baseado "na nuvem", permitindo mobilidade total!

Fraco: talvez por ser algo um pouco complexto, principalmente para quem não particiou da reunião (rsrsrs!) acabamos tendo pouca aderência. As pessoas parecem ter receio de inserir e compartilhar seus dados e suas rotinas. Faz sentido... mas isso certamente tende a mudar com o tempo!

É isso! Um forte abraço!
Sucesso sempre, pessoal!
Aristides Faria