..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.17.2009

Confira como colocar resultados no currículo, sem ser cansativo

Por: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

É de consenso geral que o candidato que mostra os resultados obtidos nos empregos anteriores sai na frente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. "É muito atraente para quem está selecionando e tem vários currículos para analisar", afirmou a consultora do IDORT/SP, psicóloga e coach, Rosana Bueno.

O que muitos não sabem é como colocar esses resultados de maneira adequada já no currículo, sem torná-lo cansativo. Uma primeira dica é saber o que colocar: "fale em números. Inclua informações sobre prazos superados, redução de custos promovida na empresa, vendas acima do esperado, novos projetos implantados", disse a consultora.

Lembre, porém, que tudo exige performance. Não adianta apenas citar que realizou um projeto, sem dizer em quanto tempo ele foi implantado e quais as consequências dele.

Informação

Os resultados obtidos devem ser relatados na parte do currículo em que se lista os empregos pelos quais já passou. Coloque o item "principais resultados" e relate em poucas linhas o acontecido. Neste momento, evite quantitativos universais, como "várias" ou "muitos", que indicam imprecisão.

"Se você colocar cinco ou seis itens nos empregos em que já passou, dê preferência para o resultado obtido nos últimos. Por exemplo, num currículo de vendas, se a pessoa mostrar o que fez há dez anos, não me interessa. O que interessa é o que fez no presente". Rosana completou dizendo que só se deve mostrar os resultados obtidos no passado se eles tiverem efeitos no presente.

Ainda sobre a informação fornecida, Rosana dá a seguinte orientação: "é uma coisa óbvia, mas ela precisa ser verdadeira e comprovável". Tenha em mente uma pessoa na empresa em que trabalhou que possa confirmar os dados. Não precisa colocar o nome dela no currículo, o que seria um exagero. Cite-a apenas se questionado.

No decorrer da carreira

De acordo com a consultora, é interessante que no decorrer da carreira o profissional já tenha um portfólio com suas realizações, como participação em eventos, palestras, cursos realizados e etc.

Além disso, para saber os resultados que teve, é preciso pedir um feedback. O que você agregou para a empresa em que trabalhou? Pedir retorno acerca do seu trabalho é importante não só quando estiver à procura de emprego, mas também para refrescar o gestor sobre o que tem feito. "Pense no currículo enquanto estiver empregado", finalizou Rosana.

Nenhum comentário: