..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

12.15.2008

Os segredos das Equipes de Alta Performance

Por: Sérgio Gomes

Com a evolução do ambiente de negócios e o aumento da competitividade global, surge cada vez mais a necessidade de fortalecer aspectos estruturais de interação na expectativa de alta performance. Geradoras de resultados extraordinários, as “Equipes de Alta Performance” fazem a diferença através de sua sinergia e entrosamento.

Nos dias atuais, para preservar sua existência e sua participação no mercado, as companhias têm realizado muitas alterações em seus quadros de estrutura organizacional. A nova cultura de incentivo horizontal emprega o trabalho em equipe e diminui níveis hierárquicos, motivando seus colaboradores e comprometendo-os com os resultados do grupo. Em função disso, o mercado passou a buscar profissionais cujas características pessoais incluam a facilidade de relacionamento interpessoal e exercer atividades em grupo. Não basta contratar talentos, eles precisam atuar em sinergia.

Paralelo a este processo de contratação, as empresas têm buscado transformar grupos de profissionais que trabalham individualmente em uma única e grande equipe de alta performance. Mas há muito a se saber sobre a construção de uma equipe vencedora. É preciso transformar um grupo de trabalho em um time altamente sincronizado, e este processo não é fácil e nem simples.

O líder dos tempos atuais possui uma visão ampla; ele enxerga além de resultados e tem claro que é dele a missão de motivar, inspirar e envolver sua equipe em um objetivo comum. A grande sacada do líder está em saber enxergar individualmente os membros de sua equipe, levando em consideração os perfis comportamentais e respeitando os limites de cada um. O autoconhecimento é uma característica extremamente importante para os membros da equipe, afinal é através dele que será identificado se os valores, crenças, visão e missão individual estão alinhados ao objetivo pelo qual estão engajados.

O que diferencia um grupo de pessoas de uma Equipe de Alta Performance? Uma Equipe de Alta Performance possui definição clara do objetivo a ser alcançado e trata-se de um desafio tão forte a ponto de virar um sonho, uma paixão do grupo. Nesta Equipe a diversidade de perfis e experiências é muito grande em relação às outras equipes “medianas”. Existe também a prática muito forte do feedback aberto e honesto entre os integrantes da equipe. Através desta ferramenta, os integrantes da Equipe de Alta Performance conseguem atingir a melhoria constante.

E qual o papel do líder na formação de Equipes de Alta Performance? Compartilhar a missão, a visão e os valores da equipe. Em várias empresas, este tripé só é dividido com a cúpula da organização, deixando o restante da corporação sem rumo. Outra característica muito importante é a presença do Empowerment, em que os integrantes desta Equipe trazem sua inteligência para o trabalho e usam seu conhecimento, sua experiência e sua motivação para criar resultados saudáveis.

Com relação ao relacionamento interpessoal, temos uma característica muito importante que é a confiança. Existem quatro elementos necessários para que exista a confiança em uma equipe: credibilidade, coerência, receptividade/aceitação, clareza/sinceridade. Juntamente com a confiança nasce a interdependência, onde cada pessoa, além de se interessar pelo seu resultado, passa a se preocupar com o resultado de todos, do qual o propósito final é único, ou seja, o da Equipe.

Por fim, dentro das companhias, a cobrança em cima dos executivos por resultados acima da média está sendo cada vez mais constante. Isto independe do tamanho da organização. Por este motivo é muito importante que estes profissionais saibam desenvolver e reter equipes de alta performance. Passamos por várias características de uma Equipe de Alta Performance, porém de nada adianta todo este conhecimento e habilidade para se criar e reter um time como este se o líder não tiver a atitude para fazer, ou seja, de colocar todo este aprendizado em prática.

Nenhum comentário: