Translate this blog

Pesquisar este blog

12.18.2008

O empreendedor em Recursos Humanos conta com uma missão

Por: Dalmir Sant Anna - Portal RH.com.br!

Você observou que em inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da organização? Observou que profissionais que avaliam seus resultados alteram suas atitudes e seus comportamentos? Constatou que todo empreendedor em Recursos Humanos conta com uma missão definida de onde desejar chegar? E o que ela significa? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um documento escrito e inserido nas metodologias de estudos e teorias administrativas, que possibilita o estabelecimento de um rumo, contendo as diretrizes da razão de existir.

O trabalho do profissional de RH neste cenário competitivo ratifica o compromisso de atuar de maneira expressiva na retenção de talentos, no aperfeiçoamento das habilidades técnicas, na valorização dos stakeholders e na busca em fortalecer uma missão definida, pautados pela ética, seriedade, resultados positivos, comprometimento, habilidades de linguagem, responsabilidade e espírito de cooperação. Dentre as inúmeras características da superação de metas e fortalecimento da missão do profissional de Recursos Humanos, destaco os seguintes itens:

Descrição dos objetivos para ratificar seu empreendedorismo
- Para elaborar uma missão organizacional é preciso parar e avaliar a trajetória realizada, sendo necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua existência e os tipos de atividades em execução e em desenvolvimento, tendo sempre a seguinte pergunta: onde se deseja chegar com a organização?

Relevante destacar que a elaboração de uma missão é uma descrição dos objetivos e do escopo das atividades que a companhia almeja empreender. Desta maneira, observe dois fatores relevantes para preparar uma missão: o envolvimento dos colaboradores no conhecimento da missão previamente definida e a coragem para assumir riscos calculados, tendo como primícias a inovação, eficiência de resultados, superação de desafios e busca de constante qualidade.

O profissional de Recursos Humanos ao construir e elaborar a sua missão deve ratificar o empreendedorismo, respondendo algumas perguntas fundamentais: em que negócio está? Como deve ser seu negócio no futuro? Quem são os seus clientes e o seu público-alvo? Quais são as suas principais habilidades técnicas-profissionais?

A missão não pode ser mantida em constante inércia – Quando apresento palestras durante a realização de uma Semana Acadêmica, tenho a oportunidade de conversar com inúmeros professores que se mantêm em constante atualização, acompanhando os avanços tecnológicos e realizando, anualmente, uma revisão das referências bibliográficas que fazem parte do seu plano de ensino. Percebo, na prática, que os profissionais que almejam empreender em sua missão, buscam constante modernização em novas fontes de pesquisas, aproximando ao máximo as informações, com as necessidades do mercado profissional.

É importante mencionar que a missão deve ser alterada anualmente, conforme as metas, as finalidades e a visão previamente estabelecida. Perceba que os seus objetivos de dois anos anteriores são completamente opostos aos atuais. Os seus sonhos não são os mesmos de três anos atrás. Desta maneira, a missão de um empreendedor em Recursos Humanos não é algo mantido em permanente inércia, mas deve ser algo que sofre alterações todos os anos, conforme estruturado e organizado na construção do planejamento estratégico. Contar com uma missão permite manter os olhos na constante atualização com a fixação de metas com objetividade e observando as estratégias de mercado, bem como, contribuir para avaliar o desempenho humano e profissional.

Transparência nos comentários para demonstrar sua forma de gestão – Compreenda que os colaboradores não podem ler a sua mente e a oportunidade de partilhar problemas internos permite demonstrar a intenção em melhorar um desempenho específico, refletindo o desejo de aprendizagem e eficácia nos resultados. Há sempre um grande número de pessoas que gastam grande parte do seu precioso tempo tentando descobrir em quem pôr a culpa quando algo acontece ou poderá ocorrer incorretamente. Entender que vivemos um momento de grande rapidez na comunicação proporciona fortalecer a relevância de identificar pessoas que podem contribuir na indicação de soluções.

Observe que o empreendedor em Recursos Humanos que conta com uma missão busca partilhar seus problemas, compreendendo que haverá diferentes abordagens. Seja transparente nos comentários, demonstrando na prática sua forma de gestão, que solucionadores de problemas são sempre bem-vindos e que a humildade é uma virtude dos grandes líderes e dos profissionais empreendedores.

O empreendedor em RH que conta com uma missão definida apresenta como características marcantes a iniciativa, a habilidade em solucionar problemas, controle das atividades de trabalho realizadas e a busca constante por novas oportunidades de atuação. Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento para fortalecer e manter sua rede de contatos - networking.

Você tem certeza de que seus colaboradores sabem onde sua empresa deseja chegar? Caso sua resposta seja negativa, antes de fixar a missão na parede, realize uma reunião com todos os colaboradores; isto mesmo, com todos os funcionários, para mostrar os anseios da organização com relação a esta missão. E você, como profissional de Recursos Humanos, sabe onde deseja chegar?
Postar um comentário