Translate this blog

Pesquisar este blog

12.15.2008

Espiritualidade nas empresas

Profº José Emilio Menegatti

Sua saúde mental requer a atitude mental correta, o perdão, a gratidão e a ausência de espírito de vingança, entretanto, ela é afetada pelos insumos com que você abastece a mente. O insumo que influencia o pensamento e a felicidade.

O psicólogo pesquisador Lewis Andrews, após dez anos estudando a ligação entre espiritualidade e saúde mental concluiu que as pessoas que acreditam em Deus e adotam valores espirituais muito fortes são mais felizes, mais sadias e, na maioria dos casos, mais interessadas intelectualmente do que as pessoas que não o fazem, pois a saúde espiritual equipara-se à saúde mental e/ou emocional.

Na hipótese de você não ser tão entusiástico, como eu, sobre o valor dos conselhos bíblicos, recomendo que se lembre do seguinte: de acordo com a Revista Fortune, 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas do país aprenderam aparentemente seus valores éticos e morais nas mesmas fontes – na Bíblia e na igreja. Pelo menos todos eles alegaram freqüentar igrejas protestantes, católicas ou sinagogas. Menos de 7% disseram que não tinham religião.

Se Tom Peters, Philip Kotler, Peter Drucker, Fred Smith tivessem escrito um livro que impactasse a vida de 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas da Revista Fortune, você sem a menor dúvida, correria para comprar seu exemplar, não correria? A espiritualidade gera em você qualidades indispensáveis:

Humildade - “Deus exalta ao humilde e humilha ao soberbo”, Ezequiel 22:26. Um dos princípios cristãos é a humildade. A razão é simples: a humildade reduz o estresse. As pessoas humildes não acreditam que devam ter todas as respostas; conseqüentemente, não precisam fingir ter essas respostas, o que reduz a ansiedade. Quando a ansiedade diminui, a felicidade aumenta. Esse sentimento certamente melhora os seus relacionamentos. Afinal, ninguém gosta de se relacionar com um sabe-tudo. Com isso, seu número de amigos irá aumentar e sua felicidade também.

Amar ao próximo - “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:29. Ajudar ao próximo por razões puramente altruístas sem ganhar nada, a não ser o prazer de prestar um favor ou praticar uma boa ação. As pessoas que só pensam em si desconhecem a alegria proporcionada pelo dar. Quem faz as coisas pelos outros sem visar ganho pessoal colhem grandes benefícios, por exemplo: olhe o rosto dos voluntários que servem refeições aos sem-tetos. Quem recebe tem o sorriso de gratidão, mas o sorriso de ter feito a diferença na vida de alguém vale ouro.

Saber perdoar
- “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! Respondeu Deus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”, Mateus 18:21-22. As pessoas que não têm fé quase sempre guardam mágoas, ressentimentos, rancor e amargura em relação aos outros e raramente, ou nunca, têm paz de espírito. A solução para essa situação é o perdão, que é um grande auxiliador para as pessoas espirituais, pois sempre estaremos nos relacionando com pessoas imperfeitas, assim como nós.

Gratidão - Você já parou para pensar por tantas coisas que você tem a agradecer? Deus criou a terra, o mar e o céu para que possamos usufruir de todas as maravilhas. Tudo Ele fez para nos agradar. Se você não pode expressar gratidão todos os dias, então pense em alguma coisa que você não tem e agradeça por não ter como, por exemplo, uma doença incurável ou estar desempregado. Sempre que passo por uma pessoa que cata papelão, lata ou vidro nas ruas, agradeço a Deus por ter o conforto de uma casa, ter um bom carro, por poder comer o que tenho vontade, por poder escolher o que vestir. Deus me fez um homem abençoado e grato, muito grato por tudo.

Fortaleça sua fé
- Para desfrutar de um sucesso equilibrado em sua vida, é necessário construir uma reserva espiritual. Todos nós devemos aceitar o fato de que precisamos de uma fonte de ajuda maior do que o ser humano pode fornecer – Deus. Não o conheço, não sei onde mora ou em que empresa trabalha. Eu só posso lhe dizer uma coisa: se não aconteceu no passado, vai acontecer no futuro. Você algum dia terá algum tipo de dificuldade que só Deus poderá lhe ajudar.

Uma empresa de Seguro de Vida realizou um estudo completo que envolveu milhares de pessoas e obtiveram mais de 1,5 milhão itens de informação. O estudo revelou que as pessoas com profunda convicção religiosa são mais produtivas, veja o porquê: 97% dos empregados comprometidos espiritualmente transpunham essa convicção através do compromisso e da lealdade para seus empregadores.

Não é de se admirar que esta conclusão combine com um estudo que envolveu mais de 22 mil estudantes qualificados, mais de 85% deles disseram que sua crença em Deus era extremamente importante para eles. Por que esses trabalhadores e estudantes são mais produtivos e por que você será mais produtivo se tiver profunda crença espiritual e sólidos valores religiosos? Porque o homem é composto de três partes: corpo, mente e espírito. Se negligenciarmos uma delas, você não será uma pessoa completa, realizada e feliz.
Postar um comentário