..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

9.20.2008

Revista Hospitalidade - nova edição!

Revista Hospitalidade lança novo número em 2008

Entendendo a hospitalidade como o acolhimento orientado por regras estabelecidas pela vivência histórica e cultural, o qual gera representações sociais, definindo fronteiras e a configuração dos espaços de convivência, a Revista Hospitalidade reúne pesquisas que se dedicam a decifrar as dinâmicas sócio-históricas e culturais que estão na gênese dessas relações.

A qualidade das pesquisas publicadas na presente edição foi atestada por um júri nacional que outorgou o prêmio Tese destaque Anptur 2006, por ocasião do IV Seminário da Anptur — Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, sediado pela Universidade Anhembi Morumbi em agosto de 2007. Tais pesquisas premiadas deram origem aos quatro primeiros artigos. As temáticas abordadas nestes trabalhos tratam da hospitalidade da cidade de São Paulo, nas músicas de Adoniram Barbosa; a apropriação do tempo de lazer pelos empreendimentos turísticos da Estrada Real (MG); o impacto dos visitantes no Parque Estadual da Ilha do Mel (PR); e o Ecoturismo como instrumento de conservação de ecossistemas Reservas Particulares de Patrimônio Natural.

Os dois artigos finais discutem questões metodológicas específicas que contribuem para o estudo do turismo e da hospitalidade. Enquanto o sexto discute a microanálise no estudo da concretude das experiências de viagem, contribuindo para o conhecimento em história do turismo, o sétimo traz uma noção didática da estatística descritiva com ênfase nos testes de significação para a elaboração de previsões referentes aos universos considerados nas pesquisas.

Procurando ampliar a divulgação e o acesso ao material publicado, a Revista Hospitalidade está alocando esforços no sentido de criar a edição eletrônica, tendo como meta a produção de três exemplares ao ano a partir de 2009. Com essa iniciativa, será possível a publicação de um maior número de pesquisas com mais visibilidade, atendendo às demandas da comunidade acadêmica que necessita de espaços para divulgação do conhecimento.

O fluxo de recebimento de colaborações é contínuo e os artigos são submetidos à apreciação de consultores ad hoc, no sistema blind review. Autores interessados em publicação encontrarão as instruções necessárias na última página da revista, podendo enviar a sua contribuição para revhosp@anhembi.br.

Ada de Freitas Maneti Dencker
Editora Responsável

Nenhum comentário: