..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

9.20.2008

Os 5S no mundo virtual e a tempestade de email's.

Por: Carlos Santarem

Os cinco Sensos – que começaram com apenas três, atualmente chegam a dez, com a certeza de não se encerrarão neste número – constituem um programa consagrado de um sistema da qualidade bem estruturado, empregado em várias corporações em todo o mundo.

Este programa atua em todos os ambientes, inclusive o virtual. Ele, a cada dia, torna-se imprescindível em nosso “não-lugar” da rede na qual passamos grande parte de nosso dia e atuamos como profissionais.

O primeiro Senso – o Seiri – trata de criar a cultura de mantermos em nosso ambiente somente aquilo que é realmente útil, descartando aquilo que não é importante naquele ambiente onde atuamos. Claro que o que não é importante naquele ambiente, pode ser muito importante em outros. Isto acontece, quando no meio físico, destinamos alguns itens para doação ou para um arquivo histórico, por exemplo.

Criar este hábito e tê-lo como filosofia de vida, apesar dos seus benefícios é extremamente difícil para muitos; e aí eu me incluo. Isto é um “atrapalhador” em nossas vidas. Exige autodisciplina.

Com isto, algumas vezes e de forma involuntária, descarregamos nos ambientes dos outros uma série de inutilidades. Isto está acontecendo hoje em nosso mundo virtual, com relação aos e-mails. Bom exemplo, é a batelada de e-mails respostas que é dirigida para várias pessoas sobrecarregando suas caixas postais eletrônicas, dificultando a separação daqueles que são realmente importantes e, por vezes, fazendo com que o descarte atinja até aqueles e-mails que não deveriam ser jogados fora.

Quando em um grupo de mil pessoas, todas resolvem responder para todas sobre algo que não atinge a todos, cria-se um universo matemático de um milhão de inutilidades virtuais. É assim que muitas pessoas navegam pela rede, tentando driblar este lixo eletrônico, com dificuldade em identificar as jóias que acabam ficando desapercebidas neste cenário.

Para os 5S, no mundo físico, falamos de como as pessoas tratam a matéria. No mundo virtual falamos de como as pessoas estão tratando a Informação. Em todos estes mundos falamos sobre Qualidade e Gente. Aspectos vitais nas questões de gestão de pessoas.

Carlos Santarem - Diretor Responsável Técnico - SQualidade. Santarem – Qualidade em Consultorias:(21) 2234-9166 - (55)(21) 8509-6130 e Skype:squalidade.

Nenhum comentário: