..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

9.09.2008

Oficina de Tutores - EaD Senac São Paulo

Estou cursando a "Oficina de Tutores", pelo EaD Senac São Paulo. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento profissionais pessoas atuantes no ensino à distância. Uma experiência fascinante! Nunca havia experimentado um curso em que as pessoas, de fato, interagissem e compartilhassem algo a mais do que vaidade, competição e conhecimento (para valorizar o ego). Está recomendado!

Infelizmente estamos nos últimos dias de atividades... nosso tema atual é a Administração do Tempo. Gostaria de compartilhar aqui em nossa comunidade a contribuição que minha colega Ivone Silva deixou referente ao tema! Uma aula sobre o assunto! Confiram:

"Otimização do tempo é tomar a atitude certa no momento certo: é uma questão de comportamento.

Todos nós temos, os dias 24 horas com disponíveis. O problema não é o tempo, mas como vivenciamos o tempo! E, nesse espaço-tempo, trabalhamos, curtimos nossa família, cuidamos da saúde, do lazer, do nosso desenvolvimento e descansamos. Fazendo tudo isso, estamos administrando o nosso tempo.

Para saber administrar o tempo, é fundamental conhecer-se a si mesmo
. Eu sei qual é o meu horário mais produtivo – manhã, tarde ou noite – e direciono as atividades mais importantes para este horário.

Particularmente, eu não abro mão de uma boa agenda para me organizar no espaço e no tempo. É um hábito que eu criei desde a época que trabalhava como Secretária e tinha como obrigação administrar o meu tempo e uma grande parte do tempo de meus superiores:

- Para não correr riscos de falha de memória, anoto tudo em uma agenda, de forma dinâmica e criativa, distribuindo os assuntos e atividades pelos tópicos que julgo mais interessantes;

- Utilizo cores, palavras chaves e ramificações de idéias para que eu possa interpretar o assunto com mais facilidade;

- Além disso, tenho uma lista de Metas e Objetivos e uma lista de todas as atividades que preciso realizar dentro de minhas metas;

- As prioridades são definidas dentro daquilo que preciso fazer.

Segundo o texto [material base da discussão no curso], não existem fórmulas milagrosas para a otimização do tempo, mas temos que saber diferenciar os três elementos, que são totalmente diferentes entre si:

- Urgência está ligada ao tempo, ao prazo de execução e de início da tarefa. Uma tarefa pode ser mais urgente ou menos urgente, dependendo dos prazos que ela tem.

- Importância é o quanto aquela tarefa irá agregar para se atingir os nossos objetivos profissionais ou pessoais, dependendo da tarefa.

- Prioridade da tarefa surge a partir da combinação de seu grau de urgência e importância.

Aí temos um dos maiores paradigmas a serem quebrados: uma tarefa prioritária não é aquela que se deva fazer logo (isto está diretamente ligado à urgência), nem tampouco uma coisa importante (isto está ligado à importância).

Bem, o estilo que eu adotei tem sido bom para mim, pois estimula o gerenciamento de prioridades, a agilização de processos e a tomada de decisões, além do que aprimora a capacidade de aprendizado, desenvolve a visão global e aumenta a criatividade na solução de problemas tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Essa é a minha contribuição! O meu tempo é a minha vida: eu cuido do meu tempo!

E para concluir, destaco aqui as coisas importantes que aprendi na Oficina de Tutores, através da orientação de nossa Tutora Luciana, bem como de todos participantes do curso, sejam elas: planejar, criar, gerar relacionamentos, aprofundar conhecimentos e buscar incessantemente alcançar o sucesso que tanto almejo! Torço pela felicidade e sucesso de todos vocês!!!

Ivone Silva: Técnica em Secretariado, Cursando Serviço Social, pela UNITINS (EaD). Atuante nas áreas de Secretariado, Serviço Social e WebTutoria.

Nenhum comentário: