..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.08.2008

Diagnóstico da Regionalização do Turismo

Ministra do Turismo divulga diagnóstico sobre os 65 destinos indutores do desenvolvimento do setor

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, divulgou hoje, 7, o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento - Relatório Brasil, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. O trabalho, inédito, tem como objetivo orientar políticas e ações na racionalização de esforços e recursos dos governos federal, por meio do Ministério do Turismo, estaduais, via secretaris da área; e municipais, com as prefeituras, no desenvolvimento regionalizado do setor.

O diagnóstico da FGV, encomendado pelo Ministério, identificou que no Brasil as capitais e as não-capitais avaliadas estão em nível 3 de desenvolvimento, numa escala de 1 a 5. Os temas avaliados referem-se a infra-estrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade. As capitais lideram com 58,7 pontos. Na média nacional, o Brasil ficou com 52,7 pontos. As cidades que não são capitais ficaram com menor índice: 48,3. O estudo revelou que monitoramento e marketing foram os indicadores com menores notas. “É por aí que os destinos têm que começar a trabalhar”, disse a ministra Marta Suplicy.

Para ajudar na superação das dificuldades diagnosticadas, a ministra anunciou que o Ministério do Turismo entregará para os Estados material produzido pelo Departamento de Promoção e Marketing Nacional, a fim de orientar cada um deles a preparar seu material promocional. Adiantou ainda que a partir de maio a Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, devolverá os resultados do estudo aos municípios pesquisados. Serão dois dias de seminário, com a participação do Ministério do Turismo.

Matéria completa no Jornal Turismo Opinião!

Nenhum comentário: