..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.21.2008

RH: certificação ou regulamentação?

Pesquisa: 59,23% dos empregos no turismo não têm registro!

Em 2005 as várias atividades ligadas ao turismo (alimentação, transporte, agências de viagens) empregaram 8,11 milhões de pessoas em todo o País. O valor representa 15,10% do total de vagas ocupadas por todo o setor de serviços no mesmo ano (53.730.274). No entanto, de acordo com o estudo divulgado nessa quarta-feira (19) pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59,23% dos trabalhadores não tem vínculo empregatício formal.

De acordo com a turismóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria José Giaretta, o trabalho sem registro em carteira ou autônomo é uma característica do Turismo. “É uma atividade muito sazonal, decorrente das férias escolares. Em períodos de alta, contrata-se muitos funcionários temporários e usa-se muito serviço terceirizado”, explica. Além disso, ela conta que os números podem variar de acordo com o local de trabalho. “Cada região tem suas próprias maneiras de lidar com o turismo.”

A atividade com maior participação em empregos em 2005 foi a de serviços de alimentação, com 37,79%. Em segundo lugar ficou os transportes rodoviários, com 36,16% de representatividade. Enquanto isso, o transporte aéreo teve parcela de 0,46%.

“As pessoas se deslocam e precisam se alimentar. Também houve uma mudança no hábito da população. Antes os turistas se hospedavam em casa de amigos ou parentes e,em alguns casos, até levavam a comida. Hoje preferem pousadas e hotéis e o resultado é o aumento dos gastos com alimentação”, conta Maria José.

Quanto a pequena representatividade do transporte aéreo, a turismóloga explica que apesar da massificação do serviço a partir da década de 1990, ele ainda não atende a maioria da população. “Muita gente nunca andou de avião e o fato dos veículos próprios serem utilizados também tem que ser considerado“. Além disso, o transporte pelas rodovias ainda é muito utilizado em distâncias curtas.

CRESCIMENTO: Em 2005, as atividades relacionadas ao Turismo tiveram crescimento de 16,26% na comparação com o ano anterior. Em números o valor adicionado (valor que a atividade agrega aos bens e serviços) foi de R$ 131,6 bilhões.

O Turismo pagou em todo o ano R$ 44,4 bilhões em salários, o que representa 9,26% do total de pagamentos para todo o segmento de Serviços e 6,51% do desembolsado na economia brasileira. “O turismo deve continuar crescendo porque tem uma fatia muito grande das classes C, D e E que não viaja. Há muito a ser feito”, afirma Maria José.

Fonte

Nenhum comentário: