..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.05.2008

Gerenciamento de carreira em Hospitalidade

A catarinense Carolina Morchheiser, estudante da graduação em Turismo & Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), está desenvolvendo a pesquisa "A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS E ACADÊMICOS DE TURISMO E/OU HOTELARIA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC)", como seu projeto de bolsa de pesquisa.

Ela conta que "É grande o número de cursos na área de turismo e hotelaria oferecidos nas principais faculdades da Grande Florianópolis, em Santa Catarina". E complementa afirmando que "o maior desafio das instituições é manter a qualidade dos cursos, focando no mercado de trabalho".

Seu projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho dos egressos (Turismólogos) no mercado de trabalho. Para isso, será feito inicialmente, um levantamento da quantidade e das principais características dos cursos com habilitação em turismo e/ou hotelaria da Grande Florianópolis.

Paralelamente, será necessário identificar quantos profissionais já se graduaram em cada faculdade, analisando o perfil dos mesmos enquanto alunos, questionando se trabalharam ou fizeram estágio. Após a colheita destes dados, deve-se averiguar de que forma esses profissionais estão inseridos no mercado de trabalho, em que área estão atuando.

A pesquisa será realizada com base nas informações fornecidas pelas instituições, atuais alunos e egressos. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários estruturados, mistos para os alunos e egressos e analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados serão apresentados de forma descritiva, seguindo-se a orientação dos objetivos do estudo.

Objetivo geral do estudo: Analisar a situação profissional dos egressos e acadêmicos dos principais cursos de graduação em turismo e/ou hotelaria da Grande Florianópolis (SC) no mercado de trabalho verificando as atuais oportunidades durante e posterior a formação acadêmica.

Objetivos específicos

• Identificar e delinear as características dos cursos de bacharelado em turismo e/ou hotelaria oferecidos pelas principais faculdades na região da Grande Florianópolis;

• Verificar o número de egressos e de alunos atualmente matriculados no curso nestas instituições de ensino;

• Averiguar o perfil profissional e de estágio dos egressos e dos atuais alunos durante o período acadêmico;

• Apresentar as áreas escolhidas, oportunidades encontradas e atividades exercidas, pelos egressos.

Sua formação é em/de Santa Catarina? Quer participar da pesquisa? Entre em contato: carolmorch@gmail.com

Nenhum comentário: