..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.13.2008

Atitudes dos campeões das salas de aula!

Muito além do caderninho

Esqueça o modelo de aula tradicional. Para aproveitar o MBA, você precisa interagir e trocar experiências. Por Fernanda Bottoni

O professor fala. O aluno ouve e toma nota. Se a sua idéia de escola se resume a essa explanação unilateral de conhecimento, é melhor você despedir-se dela antes de iniciar um MBA. Quem quer cursar uma especialização deve, para começo de conversa, compreender que tanto a sua experiência profissional quanto a dos colegas fazem parte do programa, incondicionalmente. A troca de conhecimento é fundamental. A dedicação também. Uma sala de MBA não é mesmo lugar para escrever desesperadamente os exemplos citados pelo professor. Para ajudar você tirar o máximo de proveito do curso, VOCÊ S/A ouviu cinco especialistas e listou 10 dicas para aumentar sua produtividade na sala de aula. Bom proveito!

1 - Largue a caneta. Embora o material de apoio dos cursos de pós-graduação seja farto, muita gente não larga aquele velho hábito de anotar tudo o que ouve. “No MBA, o aluno deve tomar nota apenas do que considera realmente necessário”, recomenda Victor Almeida, coordenador do programa de MBA Executivo do Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Enquanto anota, ele não presta atenção no que é dito e, com isso, não faz também o resto: comentar suas experiências e participar das discussões. Se essa for a única forma de você se concentrar, no entanto, vale contrariar a recomendação.

2 - Participe dos debates. “A participação do aluno é peça central”, declara Eric Cohen, coordenador dos programas executivos do Ibmec/RJ. “O melhor método de aprendizado é a participação nos debates com colegas que tenham experiências em outras empresas.” Exponha seus casos e, com o mesmo interesse, ouça os dos outros.

3 - Não coma demais, nem de menos. Antes das aulas é preciso fazer refeições equilibradas, para não se incomodar com o sono e com a fome. Uma dica é ter à mão barra de cereal, chocolate e café, companheiros na tarefa de manter-se atento.

4 - Esqueça celular, notebook e cia. “Para se concentrar é preciso se desconectar completamente do mundo lá fora”, afirma Victor, do Coppead. Sua dica é utilizar o laptop apenas quando realmente for necessário. “Um computador é capaz de captar toda a sua atenção”, diz. Então, nada de checar se chegou e-mail no Blackberry, hem!

5 - Circule. Francisco Borges, diretor acadêmico do IBTA, afirma que 60% de um curso de especialização é relacionamento. Para ter um bom networking, ele recomenda que os alunos participem de grupos de trabalhos variados e não se prendam aos primeiros contatos que fizerem. “Quem entra e sai com os mesmos amigos perde grande parte do valor do curso”, diz.

6 - Abra a cabeça. “Chegue à aula com disposição de aprender e de ter os seus valores contrariados”, diz Cláudio Felisoni de Angelo, diretor-presidente da FIA. Lembre-se que é fundamental ter humildade para aprender com as experiências dos outros.

7 - Aproxime a teoria da prática. “É muito interessante, durante as aulas, fazer comparações com situações reais da sua empresa”, afirma Ana Ligia Finamor, coordenadora dos MBAs de Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas do FGV Management, do Rio de Janeiro. Embora algumas dessas comparações possam ser feitas mentalmente, é importante compartilhá-las quando forem relevantes.

8 - E vice-versa. Aproxime a prática da teoria. Pense como o conteúdo que é discutido em sala de aula poderá ser útil na sua rotina de trabalho. Esteja atento para isso o tempo inteiro durante a aula. Sempre e logo que possível aplique na prática o que foi visto no MBA. É um excelente método de aprendizado.

9 - Seja pontual. Parece bobagem, mas fazer um MBA com seriedade exige reservar um tempo para ele. Quem chega atrasado demora a entender as discussões e atrapalha a concentração dos que chegaram no horário. Encare a aula como uma reunião importantíssima de trabalho.

10 - Faça a lição de casa. É consenso: para aproveitar a aula do MBA é preciso chegar preparado para ela. Não é à toa que a maior parte dos cursos fornece com boa antecedência o material que vai ser apresentado em sala. “A pós-graduação exige do aluno o dobro do tempo que prescreve a carga horária”, alerta Francisco Borges, diretor acadêmico do IBTA, em São Paulo.

Publicado em: http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0112/fechado/materia/mt_254797.shtml

Nenhum comentário: