..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.08.2008

Profissionalização do Turismo brasileiro


Participação do Brasil nas feiras internacionais está cada vez mais profissionalizada(REPORTUR). Por: Cláudio Magnavita

"A realização da Bolsa de Turismo de Lisboa abre o calendário de eventos internacionais de 2008. O Jornal de Turismo é a primeira empresa de comunicação a participar na condição de expositor cooperado do estande do Brasil. Ocupamos um balcão, espaço similar ao utilizado pelas secretarias estaduais de Turismo. Trata-se de uma experiência inédita e muito positiva para avaliar o profissionalismo que foi desenvolvido nos últimos anos na promoção do País no exterior.

Deixar o papel de espectador e vivenciar o trabalho de organização para viabilizar a participação das empresas e entidades brasileiras no exterior têm sido muito positivo. O profissionalismo é absoluto. Desde a forma que é realizada a reserva de espaço até o acompanhamento da montagem, credenciamento e suporte ao expositor. Quando se analisa o investimento realizado, a conclusão é que, de fato, o sistema adotado pela Embratur permite uma redução brutal de custo, garantindo que o esforço seja otimizado para a promoção do País e das empresas brasileiras no exterior.

O trabalho desenvolvido pela FBC&VB (Federação Brasileira de Conventions e Visitors Bureaux) é exemplar. Tudo funciona como um relógio. A preparação do estande, a comunicação com o expositor cooperado e a preparação do material personalizado de cada balcão ou mesa seguem um cronograma de interação, em que cada passo é comunicado e compartilhado. Pela Federação, a coordenação de Elias Borges e, pela Embratur, de Maria Katavatis, merecem aplausos. O suporte dado ao expositor brasileiro no exterior é fundamental para a redução de custos e otimização de resultados. Quem teve a chance de participar como expositor, e não apenas como um agregado, pôde sentir o peso do suporte oferecido".

Veja a matéria completa em:http://www.jornaldeturismo.com.br/content-2505.html


Cláudio Magnavita: Cláudio Magnavita é presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), membro do Conselho Nacional de Turismo e diretor do Jornal de Turismo

Nenhum comentário: