..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

10.18.2007

Gestão de Equipes Esportivas

No ano de 2005 participei de aulas e algumas atividades de extensão no Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Meu objetivo era empreender estudos na área da Psicologia do Esporte, desenvolvendo paralelos entre Equipes Coorporativas e Desportivas. A base de meu raciocínio são os autores KATZEMBACH e SMITH, os quais publicaram diversas obras sobre gestão de equipes com foco na performance!São flexíveis e adaptáveis a cada cultura corporativa.

Bom, fato é que, no país do futebol, as comparações com Equipes Futebolísticas é inevitável... mas nem sempre coerentes! Ainda mais depois de um 5 x 0 contra o Equador! Voltando, muitas vezes as equipes NÃO DEVEM trabalhar juntas, nem próximas!! Nossa idéia aqui é provocar o esforço pessoal e, posteriormente, o esforço e o prazer em compartilhar, ensinar/aprender!! Um processo espiral e infinito!

Experimente! Seriam, assim, três visões sobre as tarefas em quesão!! O tempo é otimizado desta maneira!! Claro que a comunicação neste formato de trabalho é fundamental... do contrário, corremos o risco de relizarmos trabalhos idênticos! rsrsrs!!

Atentos à flexibilidade proposta pelos autores... este formato de trabalho não deve ser "lei"! Imagine se,num jogo de tênis, os jogadores forem estimulados a jogarem física e mentalmente próximos!! Eles devem estar juntos estrategicamente... diferentemente do futebol, esporte que precisa de proximidade entre os jogadores.. tática, física, mental... é um raciocínio muito complexo para ser defendido em 10, 20 linhas! Fica a provõcação!

Agora a paulistada tem que lotar o Morumbi!!
Abraço!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia

Parece confuso no começo, mas entendi o raciocínio! Comparando: imagine uma escola de samba - dividida em alas - querendo empreender cada ala a sua evolução!

E contexto? A harmonia? A evolução? A comunicação? A coesão? A inteligência emocional? A estratégia? Acho que é por aí...